Região

4,1 milhões de euros para reabilitar Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso

Escola
Escrito por Luís Martins

A reabilitação da Escola Secundária Tenente Coronel Adão Carrapatoso, em Vila Nova de Foz Côa, vai ser apoiada em cerca de 4,1 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A candidatura apresentada pelo município foi aprovada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, na sequência da transferência de competências na área da educação para a autarquia. A remodelação vai incidir «nos quatro blocos que constituem a escola ao nível a eficiência energética, mobiliário escolar, novas casas de banho, melhoria da mobilidade de pessoas portadoras de deficiência, com a colocação de um elevador. No fundo, os quatro blocos da escola vão ser completamente requalificados», adianta o autarca fozcoense. João Paulo Sousa refere que o arranjo do espaço exterior não foi contemplado e que o município vai procurar novo financiamento com novas candidaturas para o efeito.
A Secundaria Tenente Coronel Adão Carrapatoso, sede do Agrupamento de Escolas de Foz Côa, é frequentada por 420 alunos de vários escalões de ensino. De acordo com o autarca, a última intervenção estrutural ali realizada aconteceu há cerca de 25 anos. As obras de requalificação vão começar este mês, prevendo-se que a empreitada esteja concluída no início do próximo ano letivo. Entrevistado recentemente por O INTERIOR, João Paulo Sousa revelou que o objetivo da Câmara é candidatar esta intervenção a prémios nacionais de arquitetura. «O projeto é da autoria de um arquiteto de renome na região Norte, que achou por bem dar-lhe um toque de diferenciação. Na segunda fase, os espaços exteriores vão ter também um elemento completamente diferenciador, muita cor, muita abertura. Será uma escola moderna, de modelo praticamente holandês, que acho que vai agradar e tornar as crianças e jovens do nosso concelho mais felizes», declarou o edil fozcoense.
Na sexta-feira, a CCDR Norte assinou contratos com 16 municípios no âmbito do concurso do PRR “Escolas Novas ou Renovadas”, num investimento de 130 milhões de euros financiado a 100 por cento pelo PRR. «Tivemos 104 candidaturas, 55 municípios, correspondendo a investimentos de 750 milhões de euros. Neste primeiro lote conseguimos apoiar 22 escolas de 16 municípios, que representam todas as nossas entidades intermunicipais e vai permitir apoiar ou criar condições para cerca de 15 mil alunos da região», declarou António Cunha, presidente da CCDR Norte.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply