O Espaço Empresa da Guarda, coordenado pela vereadora Cecília Amaro e tem ao seu serviço os técnicos António Lucas e Teresa Ferreira. Este novo espaço de apoio ao empreendedor, ao investidor e ao empresário localiza-se no edifício da Câmara Municipal da Guarda (no entanto, dadas as contingências atuais devido à pandemia da Covid-19 ainda não foi possível abrir oficialmente o espaço, o que deverá acontecer a breve trecho).
Neste momento o Espaço Empresa já é uma realidade online e disponibiliza toda a informação e apoio jurídico para o negócio de potenciais investidores e empreendedores. Os serviços disponíveis são:
1) Informação, apoio e aconselhamento empresarial:
– Sobre processos de licenciamento municipal, isenções de taxas – taxas municipais de operações urbanísticas, IMI, IMT;
– Informação sobre localização (rede de infraestruturas de acolhimento empresarial) e acessibilidades;
– Apoio técnico a eventos empresariais;
2) Atendimento presencial e digital assistido:
– Criação de Chave Móvel Digital;
– Pedido de certidão permanente;
– Pedido de certificado de admissibilidade online;
– Constituição de Empresa Online;
3) Incentivos ao investimento:
– Apoio ao desenvolvimento de novas ideias de negócio na área da inovação e empreendedorismo;
– Oportunidades e linhas de apoio, acolhimento e integração de profissionais e investimento estrangeiro;
4) Informação e Promoção do Emprego e Qualificações:
– Prospeção de recursos humanos;
– Divulgação de oportunidades de emprego;
– Apoio à criação do próprio emprego;
5) Ponto de contacto entre o Estado e as empresas:
– A Delegação da Guarda da Ordem dos Advogados, no seguimento do acordo de cooperação estabelecido com o município da Guarda – Espaço Empresa, presta apoio jurídico aos empresários interessados.
Considerando à evolução epidemiológica da Covid-19 e determinado o encerramento da Delegação para efeitos de atendimento presencial, todas as dúvidas poderão ser colocadas telefonicamente, ou via eletrónica, através do endereço guarda@del.oa.pt. Analisadas as questões, as mesmas serão objeto de resposta, com a brevidade possível, tendo em conta o assunto específico abordado;
– Este balcão único de vertente empresarial conta com o envolvimento de 26 entidades da administração pública central e regional da área da Justiça, Turismo, Administração Interna, Segurança Social, Trabalho, Ambiente, Agricultura, Mar, Planeamento e Infraestruturas, entre outros.