Publicidade

Portugal está entre os 10 países europeus que mais compram e vendem criptomoedas

Btc Gb7bf03001 1920
Escrito por Efigénia Marques

Segundo um relatório da Chainalysis, Portugal é o nono país europeu onde mais se registam transações de criptomoedas. O volume de trocas, contabilizado no espaço de apenas 11 meses, aproximou-se dos 27 milhões de euros. Portugal encontra-se assim no top 10 de países europeus que mais compram e vendem criptomoedas, com uma participação importante num mercado que vale cerca de 1,49 biliões de dólares à escala global.
Não existem dúvidas que as criptomoedas chegaram para ficar. Mas o que são criptomoedas? Para que servem? E de que modo podem estas ser transacionadas?

O que são criptomoedas?

Uma criptomoeda é uma moeda digital que tem como base duas tecnologias: a criptografia e o blockchain. Estas duas tecnologias fazem com que seja possível gerar e trocar criptomoedas num sistema peer-to-peer (de computador para computador), o que significa que as criptomoedas podem existir à margem do sistema bancário.
De resto, a primeira criptomoeda—conhecida por Bitcoin—foi criada para funcionar como uma alternativa ao sistema bancário tradicional, na sequência da crise financeira de 2008. Por trás da criação da Bitcoin encontra-se a ideia de que esta pode ser utilizada em topo o género de transações comerciais, substituindo assim moedas tradicionais como o euro ou o dólar (controladas por bancos centrais).

Como comprar e vender criptomoedas?

Comprar e vender criptomoedas costumava ser difícil e exigir algum conhecimento de programação informática. Atualmente, contudo, qualquer pessoa pode comprar e vender criptomoedas através de serviços de transação cripto online. O processo não podia ser mais simples. Basta criar uma conta num site dedicado para comprar ethereum e outras criptomoedas através do computador. As moedas adquiridas são posteriormente guardadas numa carteira digital, que funciona do mesmo modo que uma conta bancária. Também são oferecidas ótimas garantias de cibersegurança.

Vale a pena comprar criptomoedas?

As criptomoedas são cada vez mais usadas como moeda de troca, mas ainda não atingiram o potencial comercial de moedas tradicionais como o euro ou o dólar. Contudo, as criptomoedas têm uma caraterística única: a da volatilidade. Por este motivo, milhares de investidores em todo o mundo utilizam as criptomoedas como um instrumento financeiro especulativo. Ou seja, compram criptomoedas a um preço baixo para que depois as possam vender a um preço mais alto e obter lucro.
A Bitcoin e a Ethereum são de longe as criptomoedas mais populares do mundo, mas existem muitas alternativas por onde escolher. Em sites como o LiteBit é possível escolher de entre dezenas de criptomoedas como a Cardapio, a Ripple, ou a Dogecoin. Embora seja impossível determinar à partida que criptomoedas vão valorizar no futuro, apostar numa criptomoeda menos conhecida pode ser uma excelente maneira de ter acesso a margens de lucro extraordinárias.

Comprar criptomoedas em Portugal

Apesar de ser um país com pouco mais de 10 milhões de habitantes, Portugal encontra-se no top 10 dos países europeus que mais compram e vendem criptomoedas. Investir em cripto em território nacional é por isso extremamente vantajoso, e o nosso país já foi mesmo descrito como um paraíso das criptomoedas. Regulações favoráveis e ganhos sem tributação têm também ajudado a cativar a atenção de vários investidores estrangeiros.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply