Desporto Publicidade

OS PRINCIPAIS VENCEDORES NAS PRINCIPAIS LIGAS EUROPEIAS DE FUTEBOL

2020 08 05t142509z 1763542950 Rc2q7i95dsj6 Rtrmadp 3 Health Coronavirus Soccer Uefa
Escrito por Efigénia Marques

A final entre o Liverpool e o Real Madrid para apurar o vencedor da Champions League marca o final oficial da época 2021/22, pelo menos no que diz respeito às principais ligas europeias. Este foi um ano arcado pelo regresso do público aos estádios e aquilo que podemos chamar de normalidade, pelo menos dentro do possível. E, como todos os anos, ficou marcado por algumas surpresas, outras tantas confirmações e, claro, pela festa dos campeões.

Esta é a altura ideal para fazer o balanço desta época desportiva de 2021/22. É altura de contar espingardas, perceber quem superou as expectativas, quem ficou aquém destas e até quem é que acertou as suas apostas na Bettilt Portugal. E é altura também de começar já a preparar a próxima época. É certo que este verão ainda vem aí a Liga das Nações, mas não há muito tempo para descansar, por entre contratações, vendas e a pré-época futebolística.

LIGA PORTUGUESA

Em Portugal o FC Porto sagrou-se campeão e venceu ainda a Taça de Portugal, com o treinador Sérgio Conceição a tornar-se no primeiro técnico a conseguir duas dobradinhas. Numa época que até começou com a vitória do Sporting na Supertaça, por 2 a 1 ao Sporting de Braga, foi o FC Porto que se voltou a mostrar mais consistente, especialmente na segunda volta. O Sporting ainda deu luta, enquanto que o Benfica voltou a desiludir, tendo inclusive trocado de treinador. Apenas perdeu uma vez e nem a venda da sua grande estrela até há data, Luis Diaz, que foi para o Liverpool no mercado de inverno, abalou a forma dos portistas. No final da época ainda tiveram tempo de bater o Tondela por 3 bolas a 1, numa final da Taça de Portugal absolutamente inédita.

LIGA INGLESA


O final da Premier League foi verdadeiramente de loucos. Não é por acaso que este é considerado o melhor campeonato do mundo. Na entrada para a última jornada, o Manchester City liderava a prova com mais 1 ponto sobre o Liverpool. A 20 minutos do final das partidas, que haviam começado à mesma hora, o Liverpool era o virtual campeão, porque enquanto batia o Wolverhampton, o Manchester City perdia por 2 a 0 com o Aston Villa. Mas os citizens de Pep Guardiola dariam a volta ao jogo e voltavam a sagrar-se campeões ingleses. Absolutamente espectacular. Quem acabou por voltar a desiludir foi o Manchester United, que nem o regresso de Cristiano Ronaldo conseguiu trazer novas alegrias, terminando a liga bem longe dos lugares que davam sequer acesso à Champions League.

LIGA ESPANHOLA

Foi um campeonato relativamente tranquilo para o Real Madrid, que se voltou a sagrar campeão espanhol. Com o Barcelona em reestruturação e o Atlético de Madrid a desiludir, apesar do plantel de milhões, foi o Sevilha quem acabou por dar mais luta aos blancos. Mas a equipa treinada por Lopetegui também não aguentaria a pressão e deixou o Real Madrid sagrar-se campeão com um último terço de época arrasador. Com Karim Benzema em grande, Ancelotti teve ainda espaço para preparar o futuro do clube, com a ascensão de Rodrygo e especialmente de Vinicius Jr. É que jogadores como Kroos ou Modric continuam a ser estrelas mundiais, mas a idade começa já a pesar.

LIGA ITALIANA


11 anos depois o AC Milan voltou a sagrar-se campeão de Itália. Um título que, à partida, ninguém apostaria. No entanto, foram os rossonero a equipa mais regular durante toda a época, especialmente na última fase, em que um português fez a diferença: Rafael Leão. Zlatan Ibrahimovic pode ter feito a sua última época ao mais alto nível e, assim, despede-se da melhor forma dos relvados. Vamos ver. Quanto a desilusões, a Juventus voltou a destacar-se. Mas não podemos terminar sem mencionar a AS Roma, o novo desfio de José Mourinho. O Special One chegou à capital romana para tentar reavivar o AS Roma e, com a ajuda de Rui Patrício e Sérgio Oliveira, teve um ano de altos e baixos. Contudo, acabou por vencer a primeira edição da Liga Conferência, o primeiro título internacional na história do clube.

LIGA ALEMÃ


A Bundesliga continua a ser um passeio para o Bayern Munique. Os bávaros sagraram-se campeões pela décima temporada consecutiva e nem o Borussia de Dortmund, com o jovem ponta-de-lança Haaland nas fileiras conseguiu fazer mossa. Lewandowski, que pode estar de saída, voltou a sagrar-se no melhor marcador do campeonato e, sem grandes surpresas, o Bayern conquistou tudo e todos. Na liga destaque ainda para os golos de André Silva, que este ano se mudou para o RB Leipzig.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply