Política

Votação a decorrer com normalidade na Guarda

Escrito por Luís Martins

A votação para as legislativas deste domingo está «na generalidade do país a acontecer com normalidade», adianta fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE). As mesas de voto abriram às 8 horas e encerram às 19 horas.

No círculo da Guarda concorrem 14 listas. Ana Mendes Godinho lidera a lista do PS, Dulcineia Catarina Moura é a cabeça de lista da Aliança Democrática, e Nuno Simões de Melo é o candidato do Chega. Beatriz Realinho concorre pelo Bloco de Esquerda, José Pedro Branquinho encabeça a lista da CDU e Carlos Bernardo lidera a lista da Iniciativa Liberal, enquanto João Almeida é o candidato do PAN e Margarida Bordalo é a cabeça de lista do Livre.

Os restantes candidatos são Carlos Teles (Ergue-te), Francisco Monteiro (ADN), Olivier Carneiro (VOLT), Luís Coutinho (Nova Direita), Cristiana Silva (RIR) e Telmo Rafael (Alternativa 21). Há 141.450 eleitores inscritos no distrito da Guarda, menos 4.419 que em janeiro de 2022, data da última atualização dos cadernos eleitorais. Desde 2019 que o círculo da Guarda elege três deputados à Assembleia da República. Nas eleições de 2022, tal como em 2019, o PS elegeu dois deputados e o PSD um. Nessas legislativas a abstenção na Guarda foi de 47,2 por cento.

Em Portugal, podem votar 10.819.122 eleitores, segundo a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI). No total, serão eleitos 230 deputados, em 22 círculos eleitorais – 18 dos quais em Portugal continental e os restantes nos Açores, na Madeira, na Europa e fora da Europa -, num ato eleitoral que terá um custo a rondar os 24 milhões de euros.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply