A pré-campanha às europeias já começou. Sebastião Bugalho, cabeça de lista da AD às eleições de 9 de junho, passou pela feira medieval de Marialva no domingo. Foi uma visita com simbolismo político, já que o município da Mêda é gerido por uma coligação PSD/CDS-PP.
Na Aldeia Histórica de Marialva, o candidato assumiu que tem propostas para defender o interior, a fixação de população e a competitividade de regiões como o distrito da Guarda. Sebastião Bugalho foi recebido pelo autarca local João Mourato, ouviu o empresário Paulo Romão, das Casas do Côro, pedir-lhe que «defenda os interesses de quem vive e investe no interior» e respondeu com um compromisso. «Sempre assumimos que queríamos uma candidatura próxima das pessoas, sobretudo agora que temos o programa apresentado, até para testar as nossas propostas. Queremos que a nossa voz na Europa seja a voz de todos os portugueses, em toda a sua diversidade regional e geracional», afirmou.
A participar pela primeira vez como candidato numa campanha eleitoral, Sebastião Bugalho, de 28 anos, revelou ter encontrado portugueses entusiasmados com o projeto europeu. Um sentimento que espera reforçar com o programa da AD. «Os portugueses confiam tanto na Europa que, muitas vezes, até ficam em casa porque acham que a Europa consegue resolver os seus problemas e que eles nem tem que ir votar em quem vai para a Europa. Felizmente que em 2024 temos o programa e a equipa certos para ganhar e sermos a voz dos portugueses» em Bruxelas, destacou o candidato, que assume que a coesão territorial será uma prioridade do mandato. Ajudas direcionadas às PME’s, o combate à crise da habitação e mais apoios para os mais velhos, como o “Cartão 65+”, são algumas das propostas da AD nestas europeias.