Política

Gustavo Duarte vai liderar lista do PSD pela Guarda

Gustavo
Escrito por Luís Martins

Rui Rio indicou antigo presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, contrariando recomendação da Distrital, que sugeriu Carlos Peixoto

Gustavo Duarte vai ser o cabeça de lista do PSD pela Guarda nas próximas legislativas. A decisão de Rui Rio foi ratificada na noite de terça-feira pelo Conselho Nacional, que também terá validado a proposta do nome de João Prata para número dois. O presidente reeleito da Junta da Guarda tinha sido indicado pela Distrital por não haver atualmente concelhia na sede do distrito.
A O INTERIOR, Carlos Peixoto confirmou que a direção do partido «entendeu tomar outra opção» que a proposta pela CPD, mas que essa é uma decisão que «tem que ser respeitada». O ainda deputado vai agora regressar à advocacia e continuará «disponível para o partido», desejando «sorte a quem me suceder» e esperar que «faça tão bem ou melhor do que fiz no Parlamento». Cai assim por terra a recomendação da Comissão Política Distrital (CPD), que tinha sugerido o ainda deputado e vice-presidente da bancada parlamentar no primeiro lugar da lista por ser «uma pessoa com mérito, com reconhecimento público, tendo prestado relevantes serviços ao partido e ao distrito da Guarda» na Assembleia da República, justificou a O INTERIOR Carlos Condesso na véspera da reunião realizada em Évora.
O líder distrital adiantou que esta proposta foi aprovada pela «esmagadora maioria» dos 25 elementos da CPD e recusou trata-se de uma opção de «confronto» ao presidente reeleito, uma vez que Carlos Peixoto apoiou Paulo Rangel. «Foi uma voz ativa do distrito no Parlamento e também de todo o interior, nomeadamente na redução em 50 por cento das portagens nas ex-SCUT. O facto de ter mudado não lhe reduziu a competência», justificou Carlos Condesso. «Aquilo que enviámos foi fruto da decisão da CPD e não estou em crer que o presidente do partido queira só do lado dele aqueles que o apoiaram porque já iria fragilizado para as legislativas. Até porque agora a palavra de ordem é unir porque só unidos conseguiremos alcançar a vitória nas eleições de 30 de janeiro, acrescentou o dirigente.
O também presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo adiantou que que a lista enviada pela Distrital da Guarda era composta por 16 nomes, sendo que apenas seis vão ser candidatos: «Não excluímos ninguém, respeitámos as estruturas e enviámos, por ordem alfabética, todos os nomes que nos chegaram das comissões políticas de secção», referiu. Carlos Condesso revelou também que a Distrital guardense «não admitirá qualquer tipo de paraquedista, ou seja, do primeiro ao último, o que pedimos à Comissão Política Nacional e ao presidente do partido é que todos os candidatos a deputados sejam residentes no distrito da Guarda». Além de Gustavo Duarte e João Prata, perfilavam-se para a lista social-democrata os nomes de Ângela Guerra (ex-deputada parlamentar), Luís Soares (líder distrital da JSD) e António Robalo (ex-autarca do Sabugal).

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply