Política

Chega venceu eleições em sete freguesias do distrito da Guarda

Escrito por Sofia Pereira

Das 242 freguesias do distrito da Guarda, em sete o Chega foi a força política vencedora nestas eleições legislativas. Começando por analisar o maior concelho do distrito, na freguesia de Santana d’Azinha o Chega venceu com 31,37 por cento, ou seja, 80 votos. Atrás, com menos cinco votos, ficou o Partido Socialista com cerca de 29 por cento e em terceiro a Aliança Democrática com 59 votos e pouco mais de 23 por cento dos eleitores.

Ainda no concelho da Guarda, em jeito de nota, na freguesia de Jarmelo de São Pedro, o Chega foi a segunda força política com 45 votos, menos um voto do que a Aliança Democrática que ficou em primeiro lugar.

Já no concelho vizinho, no Sabugal, há três freguesias onde o Chega é a maior força política. Começando por Alfaiates, o partido liderado por André Ventura recolheu 35,42 por cento dos votos, ou seja, 51 eleitores. Em segundo lugar, com quase 30 por cento, ficou a Aliança Democrática com 43 votos e em terceiro o Partido Socialista com cerca de 24 por cento dos votos, correspondente a 35 eleitores.

Ainda Sabugal, mas um pouco mais acima no mapa, na freguesia de Bismula o Chega também foi o partido vencedor nestas eleições legislativas com o voto de 23 eleitores, correspondente a 32,86 por cento das votações. A segunda e terceira força política seguem os padrões das anteriores freguesias. A Aliança Democrática ficou em segundo lugar com 16 votos, e portanto uma percentagem de quase 23, e em terceiro lugar o Partido Socialista com 13 eleitores, ou seja, quase 19 por cento dos votos.

De salientar que na Bismula regista-se o valor de abstenção mais alto destas sete freguesias onde o Chega foi a maior força política. Na Bismula, dos 198 eleitores inscritos, foram votar apenas 70,  que traduz em 64,65 por cento de abstenção.

Ainda no concelho do Sabugal, na freguesia de Rendo, o Chega e a Aliança Democrática empataram com 42 votos cada um e exatamente a mesma percentagem: 35,15 pontos. Logo a seguir ficou o Partido Socialista com 25 votos, correspondente a pouco mais de 20 por cento das votações em Rendo.

No concelho de Celorico da Beira também há freguesias onde o Chega foi a maior força política destas legislativas. Duas localidades vizinhas. Começamos pela União de Freguesias de Açores e Velosa, onde o Chega recebeu 78 votos, correspondente a quase 32 por cento dos eleitores. Em segundo lugar, com menos oito votos ficou a Aliança Democrática com mais de 28 pontos percentuais e em terceiro lugar o Partido Socialista com 48 votos, correspondente a quase 20 por cento das votações.

Mesmo ao lado de Açores e Velosa está a freguesia de Baraçal onde o Chega também venceu as eleições legislativas, mas neste caso com 43 votos, ou seja, 35,83 por cento das votações. Nesta freguesia o segundo e terceiro vencedores ficaram separados por um eleitor. Com 32 eleitores ficou a Aliança Democrática e com 31 o Parido Socialista. 26,67 e 25,83 por cento das votações, respetivamente.

Para terminar, vamos ao concelho de Figueira de Castelo Rodrigo onde, na freguesia da Vermiosa, 38,16 por cento dos eleitores votaram no Chega, a maior força política nesta freguesia com 52 votos. Logo a seguir ficou a Aliança Democrática com quase 30 por cento, ou seja, 45 votos, e em terceiro lugar ficou o Partido Socialista com menos 10 votos, ou seja, 23 por cento dos eleitores.

Assim sendo e contas feitas, olhando para as percentagens de votos, na freguesia da Vermiosa (no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo) foi onde a maior parte dos eleitores escolheram o Chega. Logo a seguir fica a freguesia de Baraçal, no concelho de Celorico da Beira, e em terceiro fica Alfaiates, no concelho do Sabugal.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply