Política

António Monteirinho continua no Parlamento até ministra Ana Mendes Godinho ser exonerada

Escrito por Luís Martins

António Monteirinho, número dois da lista do PS pelo círculo da Guarda, vai continuar a ser deputado da Assembleia da República por mais uma semana. O socialista tomou posse esta terça-feira porque Ana Mendes Godinho, a cabeça de lista, ainda não foi exonerada como membro do Governo, o que deverá acontecer no próximo dia 2 de abril.

Conforme apurou O INTERIOR, a substituição é justificada com o Estatuto dos Deputados, nomeadamente no disposto na alínea a) do nº1 do artigo 20º da Lei n.º 7/93, de 1 de março, na sua redação atual, que refere ser «incompatível com o exercício do mandato de deputado à Assembleia da República o exercício do mandato como membro do Governo».

Por isso, nos termos do nº2 do artigo 9º do referido estatuto, o candidato a deputado que se seguir na ordem de precedência assume funções, ficando o mandato do membro do Governo «suspenso». O número seguinte do mesmo artigo especifica que «cessado o impedimento – exoneração como membro do Governo-, o candidato a deputado assume automaticamente o seu mandato na Assembleia da República».

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply