Tudo sobre castanhas (são boas notícias)

Escrito por Joana Dente

A castanha é um fruto do outono e quando o frio começa a surgir e o cheiro delas a proliferar pelas ruas, sabemos que chegou, finalmente, a altura de nos sentarmos à lareira e fazermos o tão esperado magusto.

Em tempos idos, a castanha era muito valorizada pelas suas propriedades nutricionais. Numa fase posterior, uma corrente avessa aos hidratos de carbono levou a que se restringisse o respetivo consumo. Vencidos alguns mitos e preconceitos, hoje em dia os apreciadores deste fruto são muitos e a imaginação tem conduzido a inúmeras e inusitadas receitas como pastéis de nata e brigadeiros de castanha!

Quanto aos benefícios do seu consumo são também diversos e vale a pena enunciar alguns:
• Na composição da castanha encontramos uma panóplia de minerais como cálcio, ferro, zinco, magnésio, potássio, fósforo, cobre e selénio;
• É uma excelente fonte de energia isenta de glúten. É pobre em gordura e não contém colesterol;
• Uma porção de castanhas (10), que tem cerca de 179kcal, fornece metade da dose diária recomendada de vitamina C;
• Devido à sua riqueza de fibras, uma pequena porção satisfaz rapidamente o apetite;
• Quando ao valor nutricional, a castanha possui quantidades apreciáveis de polissacarídeos que permitem o desenvolvimento da flora intestinal e a proteção das células;
• Há ainda estudos que afirmam que o seu consumo ajuda no combate ao acne.

Assim, quando ouvir por aí “quentes e boas”, recorde-se do seu valor nutricional e aproveite para apreciar e deliciar-se com este fruto maravilhoso! Contudo, fique atento: a castanha é normalmente contraindicada aos diabéticos, se consumida em excesso.

@joanadente
Jurista / Makeup Artist / Fashion Stylist

Sobre o autor

Joana Dente

Leave a Reply