Queratose Actínica

A queratose actínica (QA) é a condição pré-maligna mais comum da pele danificada pela exposição aos raios ultravioleta (UV) e manifesta-se como manchas ou lesões escamosas.

As QA apresentam-se frequentemente como pequenas manchas secas, escamosas ou com crosta. A sua cor varia entre vermelho, castanho, branco, rosa ou da cor da pele, e podem ser mais fáceis de sentir do que de ver, pela sua textura rugosa. Caraterísticas menos comuns são áreas inflamadas, com prurido, ardor ou em ferida. As lesões surgem geralmente em zonas com maior exposição solar, como rosto, lábios, orelhas, couro cabeludo, ombros, pescoço, dorso das mãos e antebraços.

Embora uma em 10 lesões de QA evoluam para cancro da pele, a maioria dos carcinomas espinocelulares começam com este tipo de lesão e sem tratamento a doença progride e agrava. Os fatores de risco da QA são história de exposição desprotegida à radiação UV do Sol, inclusive a trabalhar no exterior, ou ao bronzeamento artificial; pele clara, propensa a queimaduras solares; idade superior a 40 anos; sistema imunitário enfraquecido.

O diagnóstico precoce é essencial para evitar o cancro da pele. Deve procurar o seu médico de família ou dermatologista para diagnóstico e tratamento da lesão, que pode incluir medicamentos tópicos, cirurgia; ou uma combinação de tratamentos.

A prevenção passa por evitar a exposição solar intensa; usar protetor solar diariamente (fator de proteção solar 30 ou superior); usar chapéus (de abas largas), roupa de manga comprida e óculos com proteção UV; evitar o bronzeamento artificial e vigiar a sua pele.

A presença de QA indica risco aumentado de desenvolver novas lesões, por isso, adote hábitos preventivos e procure tratamento precoce. Se notar alterações na sua pele, consulte o seu médico. A proteção solar e o acompanhamento médico são essenciais para evitar complicações futuras. Com a sua pele, prevenir é sempre o melhor remédio.

Abc Medico Opiniao

Imagem de queratose actínica retirada do “website” da Skin Cancer Foundation.

* Médica interna de Formação Específica de Medicina Geral e Familiar na USF “A Ribeirinha”, da ULS Guarda

NR: A rubrica “ABC Médico” é da responsabilidade do grupo de Internato Médico da ULS da Guarda e pretende aumentar a literacia em saúde na área do distrito da Guarda. O objetivo desta coluna mensal é capacitar a comunidade a fazer parte integrante do seu processo de saúde/doença, motivando-a para comportamentos de vida saudáveis e decisões adequadas. Para tal, são escolhidos temas pertinentes que serão apresentados por ordem alfabética.

Bibliografia:

Skin Cancer Foundation. “Actinic Keratosis”. Skin Cancer Foundation, https://www.skincancer.org/skin-cancer-information/actinic-keratosis/

British Association of Dermatologists. “Actinic Keratoses”. British Association of Dermatologists, https://www.bad.org.uk/pils/actinic-keratoses/

Johns Hopkins Medicine. “Actinic Keratosis”. Johns Hopkins Medicine, https://www.hopkinsmedicine.org/health/conditions-and-diseases/actinic-keratosis

Sobre o autor

Inês Cabral de Melo

Leave a Reply