O médico de família responde: como controlar o colesterol elevado?

“É uma gordura existente no organismo para o seu bom funcionamento e existem dois tipos: LDL e HDL. O LDL, chamado de colesterol “mau”, prende-se às paredes das artérias formando placas de gordura. “

O colesterol elevado é um dos fatores de risco mais conhecidos para a ocorrência de doenças cardiovasculares como o Enfarte de Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral, infelizmente bastante frequentes na nossa população. É por isso importante saber como podemos controlá-lo.
É uma gordura existente no organismo para o seu bom funcionamento e existem dois tipos: LDL e HDL. O LDL, chamado de colesterol “mau”, prende-se às paredes das artérias formando placas de gordura. Quando há aumento destas placas irá haver problemas cardiovasculares como Angina de peito, Acidente Vascular Cerebral ou Enfarte de Miocárdio. O HDL, é conhecido como “colesterol bom” porque ajuda a retirar o excesso de LDL dos tecidos para o fígado, evitando que se acumule nas paredes das artérias.
Tem duas origens: uma parte que é produzida dentro do próprio organismo, principalmente no fígado, e outra que é ingerida através da alimentação. A principal razão para o seu aumento é a alimentação e a ingestão de bebidas alcoólicas. No entanto, há outros fatores que contribuem para o seu aumento, como a hereditariedade (se tiver outros familiares, como pais ou avós, com colesterol alto, o risco de ter o colesterol alto aumenta); fumadores e sedentarismo (falta de atividade física).
Como podemos controlar o colesterol?
1º – Opte por uma dieta equilibrada e variada. É essencial restringir principalmente as gorduras saturadas (de origem animal) que influenciam negativamente os níveis de colesterol como margarina, manteiga, banha, fritos, leite gordo, carne de porco, enchidos, carne vermelha com gordura, achocolatados, refrigerantes e bebidas destiladas ou com alto teor alcoólico.
2º – Aumente a ingestão de alimentos como cereais integrais, arroz integral, massa integral, leite magro, frutas, feijão, lentilhas, ervilhas, favas, grão de bico, aves sem pele, peixe (sardinha, salmão, cavala), amendoim e caju ao natural. Poderá sempre ser ajudado numa consulta de nutrição em caso de alguma dificuldade.
3º – Pratique exercício físico de forma regular, diariamente, cerca de 30 a 60 minutos. Os exercícios funcionam como um importante anti-inflamatório fazendo com que o coração fique mais forte facilitando assim o controlo da tensão arterial, colesterol e peso. O exercício será feito de acordo com a idade, mas pelo menos caminhadas serão sempre benéficas para qualquer idade.
4º – Não fume.
5º – Perca peso em caso de excesso de peso ou obesidade.
6º – Controle os seus níveis de açúcar no sangue.
7º – Mantenha a sua tensão arterial controlada.
8º – Mantenha vigilância periódica com o seu médico assistente, e caso necessite de medicação, ele o dirá. Não hesite em tomá-la. Nesse caso deverá fazer análises periodicamente para que a mesma possa ser ajustada.
E lembre-se sempre: só assim poderá prevenir as doenças cardiovasculares das quais o Enfarte de Miocárdio é a principal causa de morte.

* Especialista em Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Viseu
N.R.: Esta secção é uma colaboração mensal do Hospital CUF Viseu, na qual os seus profissionais partilham conselhos e dão dicas sobre saúde.

Sobre o autor

José Marques Viegas

Leave a Reply