O “Foz Côa Story House”, no centro histórico da cidade, deverá abrir em Setembro, de acordo com o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa. O empreendimento hoteleiro representa um investimento da ordem dos dois milhões de euros.
O projeto assenta na reabilitação da Casa dos Almeidas para criar um hotel rural de quatro estrelas, com dez quartos, restaurante e “wine bar”, e um centro interpretativo da história do concelho. O espaço vai contar a história de Vila Nova de Foz Côa e dos seus produtos mais característicos, como o vinho, o azeite, o xisto e a amêndoa, através de conteúdos interativos. O projeto foi elaborado pelo gabinete de arquitetura de José David Silva, de Moimenta da Beira, e resultou de um concurso de ideias promovido para o efeito pelo município. O investimento é cofinanciado em 972 mil euros pelo FEDER. O município obteve ainda um apoio de 400 mil euros do Turismo de Portugal, no âmbito do programa de Valorização Turística do Interior.
«A obra está terminada, estamos na fase de equipamento da cozinha, de adquirir o mobiliário, são questões de pormenor. Queria ver se lá para setembro conseguíamos fazer essa inauguração», aponta João Paulo Sousa.