Economia

Autoeuropa envia carros para Espanha pela Linha da Beira Baixa

Autoeuropa
Escrito por Efigénia Marques

A Autoeuropa iniciou na passada sexta-feira o envio, por comboio, pela Linha da Beira Baixa, dos primeiros carros produzidos na fábrica de Palmela para Espanha.
A composição partiu pelas 6h28 da empresa e demorará cerca de 24 horas a chegar ao destino, a fábrica da Seat de Martorell, em Barcelona. Transportará 184 automóveis da Volkswagen, divididos por 16 vagões de dois pisos. Na quinta-feira, a Seat enviou 184 automóveis para Palmela. Segundo o “Dinheiro Vivo”, na fase inicial, o transporte de carros entre Portugal e Espanha será feito uma vez por semana e permitirá reduzir as emissões em 80 por cento na comparação com o uso do camião. O serviço resulta de uma parceria ibérica com outras três empresas. Entre Palmela e a fronteira com Espanha, os vagões serão rebocados por uma locomotiva diesel da Takargo porque a empresa ferroviária do grupo Mota-Engil não conta com material elétrico na sua frota.
Em Portugal, os vagões serão fornecidos pelo grupo Barraqueiro, através da empresa Rodo Cargo. Em Espanha, a operação será liderada pela Pecovasa Renfe Mercancías, unidade especializada da transportadora Renfe para automóveis.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

Financiamento