Desporto

Torneio Lopes da Silva começa domingo em Belmonte, Celorico, Covilhã, Fornos e Guarda

Sub 14
Escrito por Efigénia Marques

Começa no domingo a 27ª edição do Torneio Lopes da Silva, que vai decorrer até dia 24 em Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres e Guarda.
Trata-se da maior prova de formação organizada anualmente pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e serve de base para a próxima seleção nacional sub-15, sendo também muito solicitada por observadores de clubes nacionais e estrangeiros. Participam as 22 seleções distritais de sub-14 do país, num total de 440 atletas, que vão realizar 66 jogos em sete estádios daqueles cinco municípios dos distritos da Guarda e Castelo Branco: municipais da Guarda, Belmonte, Fornos e Celorico, bem como no José Santos Pinto, Complexo Desportivo e Complexo Desportivo da Estação (Covilhã). O torneio está dividido em três fases, sendo que na primeira a seleção da Guarda, que integra o grupo A com Braga, Horta, Leiria, joga em Fornos de Algodres. Os leirienses são o primeiro adversário dos guardenses numa partida agendada para as 11h30 deste domingo.
O estádio municipal da Guarda acolhe o grupo B, que integra as formações de Setúbal, Bragança, Algarve e Évora. Em Celorico da Beira vão jogar a Madeira, Angra do Heroísmo, Santarém, Viana do Castelo para o grupo C. O Porto, Portalegre, Coimbra e Castelo Branco, do grupo D, jogam na Covilhã e Belmonte, enquanto o grupo E/F, com as equipas de Aveiro, Vila Real, Viseu, Lisboa, Ponta Delgada e Beja, vai disputar-se na Covilhã. A AF Braga foi a vencedora da 26ª edição do Lopes da Silva, que decorreu no Alentejo, a seleção da Guarda conquistou a “Liga de Bronze” ao terminar a prova no 19º lugar da classificação geral. O torneio é organizado pela FPF, em parceria com a Associação de Futebol de Castelo Branco e da Guarda e com o apoio dos municípios da Covilhã, Belmonte, Guarda, Celorico da Beira e Fornos de Algodres.
A seleção guardense deverá ser constituída por Duarte Rodrigues, Rafael Paulo, Matias Mendes e Duarte Valentim (todos do Seia FC); Martim Leal, Afonso Simão e Henrique Fonseca (NDS); Nélson Póvoas (Sp. Sabugal); Dinis Silva e Guilherme Oliveira (ED Gouveia); João Vaz, Vasco Gomes e Duarte Santos (Guarda Unida); Dinis Rebelo (Fornos de Algodres); Alexandre Rosária e João Reis (Sp. Mêda); Lucas Hunikevych (Sp. Celoricense); Isaac Leocádio (Trancoso); Tomás Madeira (Pinhelenses) e Martim Venâncio (Premaq/Guarda 2000). Artur Lobão é o diretor técnico.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply