Desporto

Sp. Covilhã vence seis meses depois

Sp. Covilhã
Escrito por Efigénia Marques

Vitória em Santa Maria da Feira faz renascer a esperança da manutenção na IIª Liga para equipa de Alex Costa

A esperança regressou à Covilhã após a vitória por 2-0 do Sporting local, na segunda-feira, na visita ao Feirense no fecho da 19ª jornada da IIª Liga. Os serranos não ganhavam desde a primeira ronda do campeonato, a 7 de agosto de 2022. Apesar do triunfo, os “leões da Serra” permanecem na última posição, com 11 pontos, a dois o penúltimo Trofense.
Os visitantes foram mais aguerridos nos minutos iniciais e, aos 11’, Aponza podia ter inaugurado o marcador num remate colocado que foi desviado por um defesa fogaceiro e quase traiu o guardião Igor. Os comandados de Alex Costa voltaram a importunar a defesa local aos 29’, quando o remate de Zimbabwé à entrada da área saiu perto do poste da baliza. O golo serrano anunciava-se e surgiu volvidos cinco minutos, quando Fatai aproveitou um corte defeituoso da defesa do Feirense para se isolar e rematar forte, com Sidney Lima a introduzir a bola na própria baliza. Os locais não reagiram e os covilhanenses continuaram a pressionar e voltaram a marcar, já na segunda parte, num golo de belo efeito de Aponza, que se estreou a marcar no campeonato com um remate acrobático, aos 53’.
O treinador Rui Ferreira bem mexeu na equipa para reforçar o ataque, mas o Feirense nunca conseguiu encontrar o melhor caminho para a baliza de Bruno Bolas, que só foi importunado aos 83’, num cabeceamento de Tavares que levou a bola a embater no poste. A formação de Santa Maria da Feira aumentou a pressão nos instantes finais, mas o Covilhã soube manter-se coeso e não deu espaços na defesa. Esta é uma vitória moralizadora para a equipa de Alex Costa – foi também a primeira do técnico desde que chegou ao clube –, que precisam dar a volta ao campeonato e no sábado recebem o Tondela, oitavo classificado.

___________________________________________________________________

Ficha de jogo:

Estádio Marcolino Castro, em Santa Maria da Feira

Árbitro: Iancu Vasilica (AF Vila Real)

Árbitros assistentes: Leonel Ferreira e Cátia Tavares

___________________________________________________________________

Feirense-0

Igor, João Oliveira, Sidney Lima, João Pinto (André Rodrigues, 46’), Cláudio Silva, Tiago Dias (Lucas Santos, 62’), Washington (Fábio Espinho, 46’), Tavares, Oche (Teles, 62’), João Paulo (Zé Vítor, 40’) e João Paredes
Treinador: Rui Ferreira

Sp. Covilhã – 2

Bruno Bolas, Diogo Rodrigues, Lucão, Jaime, Ângelo, Shinga, Gilberto, Lucho (Cornélio, 90’+2’), Zimbabwé (Zé Tiago, 82’), Fatai e Aponza (Kukula, 79’)
Treinador: Alex Costa

___________________________________________________________________

Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Zimbabwé (41’) Zé Vítor (42’), Lucas Santos (69’), Teles (79’), Fábio Espinho (80’) e Lucho (87’).

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply