Desporto

Sp. Covilhã e Guarda Desportiva eliminados

Desportiva
Escrito por Efigénia Marques

Já não há equipas da região na Taça de Portugal. A segunda eliminatória, realizada no domingo, foi madrasta para o Sporting da Covilhã, da IIª Liga, que caiu com estrondo nas Caldas da Rainha, da Liga 3, e para o Guarda Desportiva (na foto), do Campeonato de Portugal, que foi afastado pelo São Martinho no desempate por grandes penalidades.
Na sua estreia na prova, os covilhanenses viveram um autêntico pesadelo nas Caldas fruto de uma péssima exibição perante um adversário que seria supostamente acessível. Tudo o que deveria correr mal correu mal ao conjunto orientado por Leonel Pontes – entretanto demitido (ver notícia ao lado) – que não criou oportunidades e foi presa fácil para os locais. O Caldas abriu o marcador aos 13’ e dominou o encontro perante a passividade dos serranos, tendo aumentado a vantagem aos 87’ e sentenciado a partida nos descontos. A prova de vida dos covilhanenses aconteceu já perto do final do jogo num remate de Dudu. O Sp. Covilhã sai sem honra nem glória da prova rainha do futebol nacional e confirma a crise de resultados que tem afundado a equipa na IIª Liga, onde ocupa a penúltima posição após sete jornadas com quatro derrotas, dois empates e apenas uma vitória.
Já o Guarda Desportiva, outro estreante na Taça – ficou isento na primeira eliminatória –, não teve a sorte do seu lado na deslocação ao terreno do São Martinho do Campo (Santo Tirso), que também milita no Campeonato de Portugal. Os comandados de Pedro Duarte entraram a perder, mas conseguiram dar a volta ao resultado e estiveram a ganhar 2-1 até perto do final do tempo regulamentar, quando os locais empataram a duas bolas. No prolongamento, os guardenses adiantaram-se no marcador aos 96’, mas um golo do São Martinho aos 120’ ditou nova igualdade (3-3) e levou a decisão para as grandes penalidades. Na roleta dos penáltis estiveram melhor os nortenhos, que convertam quatro contra três do Guarda Desportiva, que voltou a mostrar boas credenciais e no domingo visita o histórico Salgueiros na terceira jornada do Campeonato de Portugal.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply