O Sporting da Covilhã continua sem conseguir ganhar na IIª Liga, onde a manutenção está seriamente em perigo como nunca antes esteve nas 15 épocas consecutivas que o clube já leva no campeonato secundário do futebol nacional.
No sábado, os covilhanenses perderam 2-0 na visita ao Trofense, penúltimo classificado, numa partida da 16ª jornada que ficou decidida em dez minutos. O jogo começou com as equipas viradas para o ataque e a procurar o golo, até que Bruno Bolas, guarda-redes visitante, cometeu um erro, na sequência de um cruzamento da esquerda, que Pachu aproveitou para inaugurar o marcador aos 12’. O golo abalou o Covilhã e os locais cresceram e tornaram-se mais perigosos, tendo ampliado a vantagem aos 22’, num contra-ataque rápido. Maiga escapou-se pela direita, Pachu e Bruno Rolas disputaram a bola e o árbitro entendeu que o guardião serrano cometeu penálti, convertido pelo avançado trofense, que bisou.
O resultado confortável a meio da primeira parte moralizou a equipa nortenha, enquanto os serranos perderam discernimento e desuniram-se. O intervalo pareceu ter feito bem aos comandados de Alex Costa, que regressaram dos balneários com outro ânimo e mais acutilantes. Fatai voltou a ser o mais inconformado na frente de ataque, mas o Trofense fechou-se bem numa defesa com cinco unidades que raramente concedeu facilidades aos visitantes.
Em contrapartida, os locais podiam ter marcado o terceiro golo, mas Pachu e Yousouf Maga desperdiçaram duas boas ocasiões aos 55’ e 58’, respetivamente.
Refeito do susto, o Covilhã continuou a pressionar e foi já perto no último quarto de hora que criou perigo pela primeira vez para a baliza adversária, primeiro num lance em que Kukula perdeu tempo a rematar e, depois, num cabeceamento de Lucão sobre a baliza. Os serranos permanecem no último lugar da classificação, com 7 pontos, e não vencem desde a jornada inaugural, contando 11 derrotas e quatro empates. Este domingo recebem líder Moreirense.
___________________________________________________________________
Ficha de jogo:
Estádio Clube Trofense, no Porto
Árbitro: Vítor Ferreira (AF Braga)
Árbitros assistentes: Nuno Manso e Nelson Cunha
___________________________________________________________________
Trofense – 2
Tiago Silva, Tiago Ferreira, Tiago Manso (Welves, 90’), Rúben Pereira, Valente, Tiago André (Daniel Liberal, 90’), Issoufi Maiga (Wesley Tanque, 72’), Vasco Rocha, Beni, Djalma (Eri, 62’) e Pachu (Okitokandjo, 72’)Treinador: Jorge Casquilha
Sp. Covilhã – 0
LBruno Bolas, Diogo Rodrigues, Ângelo Meneses, Lucão, Jorginho (Aponza, 81’), Zimbabwe (Kukula, 38’), Nuno Rodrigues (Cornélio, 64’), Gilberto, Zé Tiago (Gildo, 64’), Fatai e Traquina (Lucho, 46’)
Treinador: Alex Costa
___________________________________________________________________
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Bruno Bolas (21’), Ruben Pereira (27’), Zimbabwe (34’), Kukula (59’) e Fatai (88’).
Golos: Pachu (12’ e 22’, g.p.)