Foi disputada até ao último momento a prova de MX Elite corrida no domingo, no Crossódromo Internacional nas Lajes, em Fernão Joanes (Guarda), a contar para o Nacional de Motocrosse.
O vencedor foi Luís Outeiro (TM), que se superiorizou a Paulo Alberto (Yamaha) e Rúben Ferreira (Yamaha), por esta ordem no pódio final. A única manga da corrida principal teve Sergi Notario (KTM) e Paulo Alberto como protagonistas, mas Luís Outeiro chegou-se à frente e passou a partilhar a liderança com Sergi Notário na sequência de uma falha mecânica na mota de Paulo Alberto. Instalado na frente, o jovem piloto de Torres Novas somou as voltas mais rápidas e acabou por isolar-se no comando após uma queda que tirou o espanhol da corrida. Mas o dia começou com a dupla vitória de Paulo Alberto em MX1 e MX2, com Daniel Pinto (Kawasaki) e André Sérgio (Yamaha) a fecharem o pódio na primeira categoria. Já Luís Outeiro e Sergi Notario foram segundo e terceiro na segunda.
Cumpridas três jornadas, Marco Silva (Husqvarna) é o novo líder do Nacional em MX1, enquanto Luís Outeiro, com uma segunda vitória, assumiu o comando da classificação provisória da Elite. O campeonato continua a 4 de julho em Moçarria, no distrito de Santarém. Já para o Europeu, o italiano Andrea Uccellini venceu a categoria de EMX65, seguido dos espanhóis Jose Luis Moreno e Rafael Mennillo. O português Rodrigo Barros foi sexto classificado e o melhor português. Em EMX85 a vitória foi para Salvador Perez, que foi mais rápido que Alessandro Gaspari e Carlos Prat, tendo sido Tomás Santos o melhor português com o 22º lugar.