Os melhores pilotos de “drag racing” disputam este domingo, na Guarda, mais uma etapa do Campeonato de Portugal da modalidade.
Tal como no ano passado, a competição vai decorrer no troço da VICEG (Via de Cintura Externa da Guarda) entre as rotundas dos Bombeiros Voluntários e do G. As provas são disputadas numa extensão de um quarto de milha, ou seja, 402 metros, com o necessário espaço para desaceleração. Segundo a organização, a cargo do Guarda Unida Desportiva (GUD), o trajeto apresenta este ano «mais segurança» para pilotos e público. Além do campeonato, a passagem pela cidade mais alta contará com uma prova extra, denominada “Guerra do Asfalto” e que será aberta a todos os pilotos, desde que disponham de licença nacional D ou carta de condução e se inscrevam atempadamente. As inscrições estão limitadas a um máximo de 100 pilotos.
O “drag racing” é uma prova de aceleração entre dois veículos, com partida parada, num percurso plano de 402 metros, sendo que o vencedor é encontrado após “duelos” sucessivos. A corrida é iniciada por meio de um dispositivo eletrónico, comumente chamado de “Árvore de Natal”, e, ao sair da linha de partida, cada concorrente ativa um temporizador que é, por sua vez, parado quando o veículo passa a linha de chegada e fornece os tempos dos carros. A competição resulta de uma parceria entre o GUD e a Câmara da Guarda, com o apoio do Politécnico da Guarda, Bombeiros Voluntários da Guarda e PSP.