Entre 18 e 24 de Junho, os jogadores de Sub-14 das 22 associações de futebol do país vêm à região disputar 66 jogos em sete estádios – Estádio Municipal de Celorico da Beira, Estádio Municipal de Fornos de Algodres, Estádio Municipal da Guarda, Complexo Desportivo da Covilhã, Estádio Municipal de Belmonte e Complexo Desportivo da Estação e Estádio Municipal José Santos Pinto, na Covilhã. Estarão na Guarda cerca de 440 jogadores, pelo que se esperam mais de 600 pessoas a visitar a região na semana de 18 a 24 de junho.
O torneio Lopes da Silva foi ontem apresentado na Câmara Municipal da Guarda com a presença do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, o presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço, o presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, Manuel Candeias, o vereador do Desporto da Câmara Municipal da Covilhã, José Miguel Oliveira e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes.
O autarca guardense olha para o torneio Lopes da Silva como «um momento alto para o futebol na Guarda». «É com muita honra e orgulho que acolhemos o torneio e estamos muito gratos por terem escolhidos a região da Guarda, Covilhã, Celorico, Fornos e Castelo Branco para realizar o torneio Lopes da Silva».
Entre os cerca de 400 jogadores de Sub-14 das 22 seleções de futebol, Sérgio Costa sublinha que «podemos estar perante os campeões do amanhã». «Podemos citar Luís Figo, Hugo Viana, Pizzi, Pauleta… que passaram pelo Torneio ao longo das edições», adiciona o autarca.
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, esclarece que, «acima de tudo assumimos uma política de proximidade com as Associações Distritais que são os nossos braços armados». «Pretendemos elevar a prática desportiva em Portugal e alargar a base para que seja possível encontrar mais talento». E, no seguimento das palavras de Sérgio Costa, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol acrescenta que, «se não fosse assim não tínhamos encontrado o Ronaldo na Madeira, o Gonçalo Ramos no Algarve, o Félix em Viseu, o Pizzi em Bragança, o Pedro Neto e o Trincão em Viana do Castelo… e tantos outros exemplos que passaram pelo Torneio Lopes da Silva que podíamos citar». Por isso, «este torneio é a porta de entrada para aquilo que são os processos de formação e penetração nas nossas seleções», afirma Fernando Gomes.
O torneio Lopes da Silva chega à região Guardense no próximo mês de junho, entre os dias 18 e 24. Espera-se que seja a «Festa do Futebol», como se ouvia entre os presentes na apresentação do torneio, esta quinta-feira, na Câmara Municipal da Guarda.