Desporto

Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela na estrada a partir de sexta-feira

Gp Beiras
Escrito por Efigénia Marques

O VIº Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela começa esta sexta-feira com uma etapa de 197,7 quilómetros, que ligará Trancoso à Mêda. Até domingo, o pelotão internacional de 133 ciclistas, de 19 equipas, entre as quais as melhores portuguesas e as espanholas Caja Rural e Kern Pharma, da Continental Pro, têm mais de 520 quilómetros pela frente e serão postos à prova na subida à Torre.
A organização é da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e da ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior. A primeira etapa é a mais longa da prova e tem dois prémios de montanha de 3ª categoria em Almeida e Cidadelhe e duas metas volantes em Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo. No sábado, os corredores partem de Belmonte em direção ao Sabugal numa tirada com 151,7 quilómetros e que será a mais tranquila deste grande prémio com uma contagem de montanha de 3ª categoria em Alpedrinha e duas metas volantes no Fundão e Penamacor. O dia das decisões será no domingo com a terceira e última etapa, que ligará Manteigas à Covilhã, num percurso muito exigente de 171 quilómetros. À espera do pelotão estão um prémio de montanha de 2ª categoria nas Penhas da Saúde e outro de 1ª na Torre, mas também duas metas volantes em Seia e Gouveia, antes da passagem pela Guarda, via Videmonte.
O sucessor de Artem Nych, vencedor da edição de 2023, será coroado na “cidade-neve”. Os ciclistas vêm de seis países diferentes, com destaque para Portugal (Sabgal/ Anicolor, Credibom-L.A. Alumínios-MarcosCar, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, AP Hotels & Resorts/Tavira/ SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, ABTF Betão-Feirense e Efapel Cycling), Espanha (Caja Rural, Kern Pharma e Illes Baleares Arabay Cycling), Roménia (Mentorise MLM Superstars), Marrocos (Sidi Ali-Unlock Team) e Filipinas (Victoria Sports Pro Cycling Team). Há ainda as equipas de clube portuguesas Portos-Windmob, Santa Maria da Feira-Segmento D’Época, CCL/ Mtdiver/ Anastácio Mendes e a Porminho Team, bem como a croata Kamen Pazin-Cabo de Penãs-Kiwi Atlantico.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply