A liderança do Desportivo de Gouveia no Distrital da Iª Divisão da AF Guarda parece cada vez mais inalcançável.
No último domingo, a formação da “cidade-jardim” acertou calendário com o Fornos de Algodres relativamente à 9ª jornada – o jogo foi adiado devido ao mau tempo – e venceu por 2-0 no Municipal do Farvão. Os golos foram apontados ao cair do pano por Andrew Toale aos 44’ e Rafael Figueiredo aos 90’ e selaram um domínio que não sofre contestação.
O mesmo se pode dizer quanto à classificação geral do campeonato, onde os gouveenses somam agora 34 pontos, mais dez que a dupla formada pelo Fornos de Algodres e o Sporting Celoricense, segundo e terceiro classificados, respetivamente. O Gouveia conta onze vitórias, um empate, uma derrota (frente ao Celoricense) nos jogos disputados e tem ainda o melhor ataque da prova (39 golos marcados) e a melhor defesa (6 golos sofridos).
O campeonato regressa no próximo domingo com a 14ª jornada, a primeira da segunda volta, com as partidas Gouveia-Sabugal, Trancoso-Celoricense, Vila Cortês-Foz Côa, Vilanovenses-Fornos, Figueirense-Paços da Serra, Manteigas-São Romão e Aguiar da Beira-Mêda.
Na IIª Divisão há jogo grande entre o Guarda Unida e o Gonçalense, segundo e terceiro classificados, respetivamente. Já o líder, Sp. Vilar Formoso, folga. Freixo Numão-Vila Franca das Naves e Guarda FC “B”-Casal de Cinza completam a 10ª jornada.
Entretanto, no passado domingo teve lugar a pré-eliminatória da Taça de Honra da AF Guarda, com o Manteigas (Iª Divisão) a receber e vencer o Aguiar da Beira (Iª) por 2-0 e o Figueirense (Iª) a ganhar 3-1 em Vilar Formoso (IIª). O mesmo fez o Sp. Mêda (Iª), que foi a São Romão (Iª) derrotar a equipa local por 2-0, enquanto o Vila Cortês do Mondego (Iª) venceu 2-1 em Paços da Serra (Iª) e o Foz Côa (Iª) veio à sede do distrito derrotar tangencialmente o Guarda Unida (IIª) por 3-2.
O jogo Gonçalense (IIª)-Casal de Cinza (IIª) terminou empatado 2-2, mas os visitantes apuraram-se para a fase seguinte ao marcarem 4 penáltis contra dois da formação da casa. Manteigas, Figueirense, Mêda, Vila Cortês, Foz Côa e Casal Cinza seguem em prova e vão juntar-se às equipas que ficaram isentas nesta pré-eliminatória.