Há dois novos campeões nacionais de atletismo na região. São duas grandes promessas da marcha e da velocidade que foram coroadas em Viana do Castelo no último fim de semana, nos Nacionais de sub-18 em pista ao ar livre.
Gabriela Santos (na foto), da ACR Senhora do Desterro (São Romão), conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o título nos 5.000 metros marcha com a marca de 24m24s38’, a melhor do ano. Outra proeza digna de registo foi a vitória de Tomás Silva, do GCA Donas (Fundão), que foi o mais rápido nos 300 metros barreiras com 38s80’. Trata-se do novo recorde pessoal do atleta fundanense e da melhor marca nacional da temporada, mas também a quinta melhor de sempre na disciplina neste escalão. Na prova organizada pela Associação de Atletismo de Viana do Castelo e pela Federação Portuguesa de Atletismo, na pista Manuela Machado, destaque também para o segundo lugar de Afonso Fernandes (GCA Donas) e o título de vice-campeão dos 110 metros barreiras (14s95’), enquanto a colega de equipa Lara Geirinhas foi quarta classificada no salto em altura, com a marca de 1,50 metros. No quinto lugar ficou Bruno Coelho (CA Seia) nos 5.000 metros marcha, com o tempo de 25m06s15’.
Estes nacionais marcaram o final do período definido para a obtenção de marcas de qualificação para os Campeonatos da Europa do escalão, que estão agendados para Jerusalém (Israel).