Desporto

Francisco Moreira «orgulhoso» do 133º lugar no Mundial de Gravel

Moreira
Escrito por Efigénia Marques

Francisco Moreira, do Grupo BTT de Manteigas, participou no domingo no Mundial de Gravel, que decorreu nos arredores de Bruxelas (Bélgica).
A representar Portugal, o ciclista alinhou sem qualquer apoio federativo e terminou na 133ª posição, a 25 minutos do campeão mundial, o neerlandês Mathieu Van der Poel, tendo partido no 172ª lugar. «Foi a maior experiência que tive em cima de uma bicicleta», confessou Francisco Moreira no final da corrida. A competição contou com a participação de mais de 500 ciclistas num percurso de 184 quilómetros com asfalto, “pavé” e “single tracks”. «Foi uma corrida épica, sempre muito cautelosa, a conquistar posições, para não cair ou sofrer avarias porque não tive qualquer equipa de apoio. Depois do percurso em linha e da primeira passagem pela meta, resolvi quebrar os receios e corri no máximo das forças tendo registado a minha melhor performance de sempre», acrescentou o ciclista de Manteigas.
«Não descansei em nenhuma zona. Foram cinco horas de corrida com mais de 35 Km/h de média, uma relação de carretos imprópria e sem material de substituição. O treino realizado com o apoio do meu treinador, Raul Cerdan, foi fundamental. Consegui subir à posição 133, a 25 minutos de Van der Poel, ele próprio imbatível, o que me deixa orgulhoso», assumiu Francisco Moreira, que vai agora participar no Brasil Ride.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply