Desporto

Centenas de atletas competiram nas corridas de São Silvestre da região

Pinhel
Escrito por Efigénia Marques

Ricardo Pereira e Andreia Santos ganharam em Pinhel,
António Silva e Mariana Santos em Loriga e Martim Santos
e Marina Cardona na Covilhã

Ricardo Pereira (EV/Peraltafil) e Andreia Santos (CSRDC Santiago) venceram no domingo a São Silvestre “Cidade Falcão”, em Pinhel (na foto). A mais importante corrida do género na região contou com a participação de 350 atletas, de vários escalões etários, de todo o país.
A vitória na prova masculina, de 10.000 metros, decidiu-se quase em cima da linha da meta, com o vencedor a ganhar em 29m17s, menos dois segundos que Fábio Oliveira (Guilhovai), segundo classificado. João Almeida (RD Águeda) a fechar o pódio em 29m28s. João Pais (CA Seia) foi o melhor atleta da região ao terminar na sexta posição com o tempo de 30m03s. Em femininos, Andreia Santos terminou em 33m45s, enquanto Rita Figueiredo (GD Estreito) foi segunda em 33m55s e no terceiro lugar ficou Maria Bernardo (NS “Leões da Fronteira”, Vilar Formoso) com a marca de 35m39s. Em masters venceram Vítor Oliveira (M40) e Paulo Gomes (M50), todos do Guilhovai, bem como Sabina Neca (M45), da ACR Senhora Desterro (Seia). A organização foi da Câmara de Pinhel, com a colaboração da Associação de Atletismo da Guarda (AAG).
No sábado, as ruas de Loriga (Seia) foram novamente cenário da São Silvestre da Serra da Estrela, que coroou António Silva (Senhora Desterro) e Mariana Santos (Clube Pedro Pessoa – Escola de Atletismo). O atleta de São Romão cumpriu os 5.600 metros do percurso em 20m17s, seguido de Fábio Abrantes (GR Eirense) e de Tiago Correia (CA Seia), com os tempos de 21m08s e 22m06s, respetivamente. Em femininos, a setubalense não deu hipóteses à concorrência cortando a meta em 23m15s, com Sabina Neca (Senhora Desterro) a terminar na segunda posição em 24m53s, enquanto a colega de equipa Tânia Cruz completou o pódio com o tempo de 25m39s. A prova foi organizada pelo GD Loriguense, com o apoio da AAG.
Nessa noite correu-se também a São Silvestre da Covilhã, com organização do CCD Leões da Floresta. A corrida principal tinha um percurso urbano de 9.000 metros e foi ganha pelo ainda júnior Martim Santos (GCA Donas) em 32m05s. Rafael Canaria (E. Campo Aviação FC) e Ricardo Sousa (Penta Clube da Covilhã) fecharam o pódio com os tempos de 32m36s e 34m05s, respetivamente. Em femininos, Marina Cardona (PCC) foi a mais rápida em 46m55s. Na sexta-feira, a localidade de Cortes dos Meio (Covilhã) recebeu a II corrida noturna “Natal em Montanha”, do Grupo Desportivo “Amigos do Pedal”. Carlos Sanches – pela segunda vez consecutiva – e Dalila Romão, ambos da Casa do Benfica em Castelo Branco, foram os vencedores de um percurso exigente de 8.200 metros em 29m23s e 38m12s, respectivamente. Já este domingo irá realizar-se, a partir das 10 horas, no Sabugal, a Corrida dos Reis. A organização é do CDCF Aldeia Santo António, com o apoio da A AG, União freguesias Sabugal e Aldeia Santo António e do município Sabugal.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply