O Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda, acolheu no passado dia 11 o Campeonato Regional de Giravolei do desporto escolar, que contou com equipas de 16 centros dos distritos da Guarda e Castelo Branco, num total de 300 participantes.
«É um jogo fácil, divertido e competitivo que permite a iniciação da modalidade», adiantou Nuno Lemos, coordenador do Desporto Escolar da Guarda. «A ideia é que estes jovens continuem, não só no desporto escolar, mas que, eventualmente, façam a passagem para o desporto federado», acrescentou. Os 310 jogos decorreram ao longo do dia, tendo sido apuradas 20 duplas – três por escalão etário – para a fase final, que está agendada para 3 e 4 de junho, em Castelo de Vide.
No escalão entre os 8 e 10 anos venceram as duplas Inês Santos/ Leonor Pires (Escola Secundária da Sé, Guarda) e Martinho Gradim/ Marco Martins (Escola Carolina Beatriz Ângelo, Guarda). Nos 11/ 12 anos, ganharam Matilde Vilela/ Carolina Magina (Escola Básica Guilherme Correia de Carvalho, Seia) e Guilherme Coelho/ Duarte Lourenço (Escola Carolina Beatriz Ângelo, Guarda). Nos 13/ 15 anos, nível 1, os vencedores foram Leonor Osório/ Irina Silveira e José Figueiredo/ Gabriel Baltazar (ambas do Agrupamento de Escolas de Trancoso). No nível 2 ganharam Ana Pires/ Leonor Cairrão (Escola Carolina Beatriz Ângelo) e Rafael Lemos/ Daniel Guilhoto (Secundária da Sé).
Nos 16/ 18 anos, os apurados são Mariana Monteiro/ Leonor Santos (NDS, Guarda) e PeiyongZhen/ Marcelo Silvano (Agrupamento de Escolas de Trancoso). Os professores também competiram, tendo ganho as duplas Rogério Quelhas/ João Barbosa (Secundária da Sé) e Luís Osório/ Carolina Neto (Agrupamento de Escolas de Trancoso).