Música, espumante, boa companhia e frio não vão faltar nas Passagens de Ano programadas por vários municípios da região. Ao contrário de outros tempos, há cada vez mais Câmaras a apostar em festas de rua para dar as boas-vindas ao novo ano, onde também não vão faltar fogos de artifício e música para dançar até às tantas.
A noite de São Silvestre – ou de “Réveillon”, em francês – é uma das mais esperadas e vibrantes do ano, não só porque nos juntamos para celebrar um novo começo, que se espera próspero e feliz, e para nos despedirmos em grande do ano velho e das suas contrariedades e agruras. Por cá, há várias festas ao ar livre para entrar em cheio em 2025 com concertos, DJ’s e fogos de artifício e outros espetáculos. Em Trancoso, a Câmara desafia munícipes e visitantes a saírem à rua para celebrar o fim de ano. “Atreve-te! Fim de Ano de Rua” é o lema da festa preparada para a Praça Dom Dinis, no centro histórico da “cidade de Bandarra”, na tenda que acolheu o evento “Magia de Natal”. A festa começa pelas 23h30 com a atuação dos SPS Band. A entrada é livre.
Na Serra da Estrela, a vila de São Romão (Seia) é outro local habitual de “Réveillons”. Tudo começa pelas 23 horas no espaço do mercado local e a animação está a cargo dos Irmãos Coragem, seguida de uma “Réveillon Party Zone”. Quando tocarem as doze badaladas haverá fogo de artifício. O evento é organizado pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros, com o apoio da Câmara de Seia, e tem entrada livre.
No Sabugal entra-se no ano novo na tenda montada no Largo da Fonte, onde a animação vai estar a cargo do grupo SoLua, da cantora Safira e terminará com os DJ’s Pedro Carrilho e Cacheina. O município raiano também vai dar as boas-vindas a 2025 com espetáculos pirotécnicos nas cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior.
Em Manteigas, o concelho mais pequeno do distrito da Guarda, a festa faz-se no Largo do Senhor do Calvário a partir das 22h30. Pelo palco vão passar Vergílio Faleiro e a sua banda, Os Red e o DJ LatinBeatz. Pelo meio haverá o tradicional fogo de artifício nos céus do “coração” da Serra da Estrela.
Na Covilhã, a autarquia aposta desta vez num espetáculo piromusical concebido pela afamada Pirotecnia Oleirense sobre a Praça do Município
inovador, concebido. Está tudo a postos para a meia-noite se iluminar de luz e vibrar com música. Antes disso, e ao longo de toda a noite, a animação musical conta com a atuação do Grupo Kapittal e de vários DJ’s, que vão atuar na tenda gigante.
Por último, a Guarda volta a ser palco da “Alta Passagem de Ano” na Praça Luís de Camões. A banda espanhola Eskorzo é destaque desta edição. Originário de Granada, o grupo formado em 1995 foi pioneiro no movimento “Mestizo” no país vizinho, fundindo com a sua visão musical particular, estilos tão diferentes como a música latina, afrobeat, rock, punk, crossover, cigano, reggae-ska, funk e jazz. Do cartaz constam ainda os guardenses Prós & Contras, que vão abrir as hostilidades com um concerto repleto de “covers” de grandes êxitos do pop e rock. Depois do fogo de artifício, à meia-noite, e dos brindes ao novo ano cabe aos DJ’s Two Brothers, também naturais da Guarda, pôr todos a dançar madrugada fora.
Roteiro para dar as boas-vindas a 2025
Guarda, Covilhã, Trancoso, Sabugal, Manteigas e São Romão (Seia) com festas de fim de ano gratuitas ao ar livre ou em tendas gigantes