Cultura

Pré-História é destaque de exposição internacional, no museu do Côa

Dsc 0081
Escrito por Efigénia Marques

O Museu do Côa vai receber a exposição internacional “Préhistórico: De la Roca al Museo”, composta por 270 peças oriundas do Museu Nacional de Arqueologia de Espanha.
A inauguração está marcada para dia 12 de fevereiro e a mostra ficará patente em Vila Nova de Foz Côa até 12 de maio. Aida Carvalho, presidente da Fundação Côa Parque, revela que se trata de «uma grande exposição composta por pinturas, por gravuras e alguns tesouros internacionais, isto é, peças de arte móvel que são de madeira, osso, pedra e tecido». Estarão também expostas pinturas a óleo, «uma delas, por exemplo, é um retrato do bisonte da gruta de Altamira, e bustos de Marcelino Sanz de Sautuola e Vilanova, que foram arqueólogos e personalidades muito importantes na descoberta da arte das cavernas», acrescenta a responsável.
Esta é uma exposição «importante para a afirmação e confirmação» do Museu do Côa como local «para expor grandes artistas internacionais e, por outro lado, serve para afirmar a arte peninsular e Portugal neste contexto em particular», considera Aida Carvalho. «Também na área do turismo cultural e científico é importante. Estamos aqui a criar fluxos e uma procura turística assente na arte, ou seja, no fundo a arte assente nas origens com o destino da contemporaneidade. Isto é, criar um diálogo entre o passado e o presente», destaca a presidente da Côa Parque.
A exposição “Arte Préhistórico: De la Roca al Museo”, é comissariada por Eduardo Galán Domingo, Ruth Maicas Ramos e Juan Antonio Martos Romero e pretende assinalar uma outra que aconteceu, «há precisamente cem anos», no Museu Nacional de Arqueologia de Espanha, revela Aida Carvalho. A mostra é, de certa forma, um complemento às obras expostas no museu de Foz Côa, uma vez que o bilhete de visita já inclui a exposição internacional. Recorde-se que o Museu do Côa está nomeado para o prémio Museu Europeu de 2022, sendo o único candidato português na lista final.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply