Cultura

Guarda é a melhor cidade da Beira Interior em ranking nacional

Guarda
Escrito por Efigénia Marques

A Guarda ocupa a 9ª posição da região Centro, seguindo-se a Covilhã em 10º e Castelo Branco em 11º

O ranking divulgado pela consultora Bloom Consulting, que analisa a força das marcas dos 308 municípios portugueses relativamente a dimensões de negócios, turismo e qualidade de vida, classifica a Guarda como a 45ª melhor cidade para viver a nível nacional e como a nona melhor da região Centro.
Nesta edição de 2021, Lisboa mantém a liderança do top nacional, seguindo-se o Porto (segundo lugar) e Cascais (terceiro). Ainda no que diz respeito ao top nacional, os primeiros cinco lugares da região Centro são ocupados por Coimbra na primeira posição (5º a nível nacional), Aveiro em segundo (8º a nível nacional), Leiria em terceiro (12º a nível nacional), Viseu em quarto (15º a nível nacional) e Torres Vedras (22º a nível nacional). Nesta classificação regional, num total de 100 municípios, a Guarda é um dos destaques ocupando a 9ª posição, sendo o primeiro ano em que faz parte do top 10 (subindo duas posições), logo a seguir vem a Covilhã que desce duas posições e ocupa o lugar número 10, Castelo Branco que, sobe duas posições, ficando com o 11º lugar, e o Fundão, que também sobe duas posições ficando em 19º lugar.
É nas dimensões de viver (qualidade de vida) e negócios que a Guarda surge mais bem cotada (com a oitava posição na região Centro), alcançando o 14º lugar na dimensão de visitar (turismo). Relativamente aos restantes concelhos do distrito, o ranking da região Centro coloca Seia no 25º lugar, Gouveia em 47º, Sabugal em 56º, Manteigas em 61º, Trancoso em 63º, Pinhel em 75º, Almeida em 82º, Figueira de Castelo Rodrigo em 83º, Celorico da Beira em 84º, Mêda em 87º, Aguiar da Beira em 90º, Fornos de Algodres em 93º. Já Vila Nova de Foz Côa, que pertence ao ranking da região norte está classificado em 65º lugar. Destes municípios agora enunciados, os que tiveram um maior crescimento foram Almeida (subiu oito posições), Aguiar da Beira (mais cinco), Figueira de Castelo Rodrigo (mais quatro) e Gouveia (mais quatro). Já os que desceram mais posições no ranking foram Mêda (menos 16), Trancoso (menos oito) e Sabugal (menos quatro).

Ranking distrito da Guarda e Cova da Beira

Tabela

 

 

Nota: As dimensões negócios, visitar e viver são avaliadas num total de 100 municípios. Já a categoria nacional é num total de 308 municípios.

 

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply