Cultura

Arte inspirada no artesanato em exposição

Expo
Escrito por Jornal O INTERIOR

Já abriu a exposição “Supernatural Togetherness” (“União Sobrenatural”) com as obras criadas por seis artistas, arquitetos e designers em residências artísticas com artesãos de Alcongosta, Janeiro de Cima, Telhado, Fundão, Famalicão da Serra e Gonçalo durante o mês de maio, no âmbito da bienal “Art(e)facts”.

Até 9 de setembro, a mostra vai itinerar por estas localidades, onde os trabalhos poderão ser visitados nas oficinas de artesanato que acolheram as residências, em construções devolutas e espaços públicos. Participam Andrea Canepa & Vanessa Foster com as artesãs Sónia Latado e Rosa Pereira, de Janeiro de Cima (Fundão); Nuno Vicente e a artesã Cátia Pires, do Telhado (Fundão); o Studio Lapatsch| Unger com os artesãos Joaquim e Irene Venâncio, de Famalicão da Serra (Guarda); e Fernanda Fragateiro e o artesão Alberto Carvalhinho, de Gonçalo (Guarda). Já Diogo Rodrigues, Fernando Pimenta e João Oliveira trabalharam na oficina de António e Lurdes Nunes dos Santos, em Alcongosta (Fundão). O “Art(e)facts” conjuga arte, artesanato e ecologia, reinterpretando os saberes tradicionais destes dois concelhos.

Esta sexta e no sábado realiza-se uma conferência internacional online para refletir sobre o tema e a aprendizagem adquirida durante a bienal. A atividade é promovida pela Câmara do Fundão e pela candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply