Cultura

Alexandre Gonçalves, Beatriz Gonçalves e Nuno Laginhas na antologia “Entre o Sono e o Sonho”

Poesia
Escrito por Efigénia Marques

Alexandre Gonçalves, que dinamiza uma rubrica semanal de poesia na Rádio Altitude, e Beatriz Gonçalves (na foto) estão representados no volume XV da antologia de poesia portuguesa contemporânea “Entre o Sono e o Sonho”, da Chiado Books.
Os dois autores guardenses foram selecionados com os poemas “Desassossego” e “Lar a que chamo Espaço”, respetivamente. É a terceira vez que ambos, pai e filha, integram esta antologia nacional cuja editora pretende criar com a 15ª edição «o melhor volume de sempre desta antologia, representando as diversas correntes da poesia portuguesa contemporânea». Quem se estreia nesta obra é outro guardense, Nuno Laginhas, com o poema “Não me provoques o silêncio”. Recorde-se que a antologia inclui ainda o poema “Palco”, de Ludovina Margarido, professora e empresária da Guarda, conforme O INTERIOR noticiou em meados de agosto. “Entre o Sono e o Sonho” reúne cerca de mil escritores portugueses, entre poetas consagrados e novos talentos, numa aposta da Chiado Books «em viabilizar a publicação de autores emergentes de língua portuguesa, democratizando o acesso ao livro e à cultura». O lançamento está previsto para outubro.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply

1 comentário

  • Boa tarde! Gostei de saber que existem guardenses poetas. Eu, prof. AP. de Filosofia e Psicologia (Esc. Sec.da Sé ), não sou da Guarda(sou do Paul – Covilhã) ; casei em Freixedas e vivo na Guarda desde 1988. Já me considero, de certo modo, egitanience (segundo, vg, o prof. Alves Ambrósio). Publiquei duas obras na Editorial Atlântico e colaborei em 4 antologias da Chiado Books (a última foi justamente a XV!). Por acaso, tenho direito também a ser mencionado no vosso Jornal? O meu nome é Luis Filipe Marques. O que publiquei está na minha página do Facebook e página de Autor, também no Facebook. Obrigado.