Cultura

2023 é ano do centenário do nascimento de Eduardo Lourenço

El
Escrito por Efigénia Marques

O centenário do nascimento do ensaísta Eduardo Lourenço (1923-2020) vai ser assinalado este ano com iniciativas por todo o país. O programa das comemorações, que está a ser coordenado pela Câmara da Guarda e pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), começa a 23 de maio, data de aniversário do ensaísta, e irá prolongar-se até 23 de maio de 2024.
Esta sexta-feira (15 horas) será apresentada a Rede de Parceiros e o pré-programa das Comemorações, numa sessão agendada para a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), na cidade mais alta. A sessão inclui o colóquio “Leituras de Eduardo Lourenço: Nós como futuro”, em que algumas das personalidades distinguidas com o Prémio Eduardo Lourenço vão refletir sobre a importância da obra do pensador e as implicações para «as luzes e as sombras do mundo em que vivemos». Participam António Sáez Delgado (premiado em 2014), Fernando Paulouro (2017), Carlos Reis (2019) e Pílar del Rio (Fundação José Saramago – 2021).
A rede de parceiros será apresentada a seguir e é constituída pelas Universidades de Coimbra e Salamanca, o Instituto Politécnico da Guarda, as Câmaras de Almeida e de Coimbra, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Biblioteca Nacional, o Instituto Camões, o Centro Nacional de Cultura, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede de Bibliotecas Escolares, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, a Direção Regional da Cultura do Centro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, o Turismo Centro de Portugal e o Turismo de Portugal. O dia termina, eplas 18 horas, com a entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2022 ao professor Valentín Cabero Diéguez, geógrafo e catedrático jubilado da Universidade de Salamanca.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply