Arquivo

Zonas rurais sem acesso às caixas Multibanco

Estudo revela que os habitantes de Sabugal e Almeida levantam em média mais de 70 euros por operação

O Sabugal lidera os levantamentos nas caixas Multibanco da Beira Interior. De acordo com um estudo do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social (ODES) da Universidade da Beira Interior, cada residente naquele concelho raiano levanta em média 72 euros por cada solicitação, mais um euro que no município vizinho de Almeida, enquanto os pinhelenses levantam 67 euros. Já em Penamacor e Trancoso, os levantamentos médios são de 66 euros.

No trabalho “O mercado do crédito na Beira Interior”, os investigadores José Pires Manso e Rita Duarte concluem que a rede Multibanco está mal distribuída na Beira Interior e deixa muitas zonas rurais sem acesso a caixas automáticas. Segundo o documento, os 337 mil habitantes da área estudada realizam quase 5,5 milhões de levantamentos por ano. Mas uma análise ao valor médio dos levantamentos revela que os concelhos mais rurais são os que têm os números mais elevados. Em contrapartida, os valores mais baixos ocorrem nas zonas mais urbanas, como a Covilhã e a Guarda, ambas com uma média de 53 euros por levantamento, e Castelo Branco com 54 euros. «Os levantamentos são mais elevados nas zonas rurais, porque nesses centros há menos caixas Multibanco, o que implica deslocações», confirma Pires Manso. O estudo foi baseado em informações do Instituto Nacional de Estatística de 1995 a 2003, ano em que os levantamentos nos 18 concelhos estudados totalizaram 446 milhões de euros.

Nesse mesmo ano, 189 das 284 caixas automáticas existentes na região, mais de dois terços, estavam concentradas em Castelo Branco, Guarda, Covilhã e Seia. Uma tendência que «ainda hoje se mantém», garante o investigador. Segundo Pires Manso, o estudo mostra que as caixas Multibanco, “à semelhança das agências bancárias, estão mal repartidas” e deixam o território rural mal coberto. A análise abarca os concelhos de Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, da Nomenclatura de Unidade Territorial (NUT) da Serra da Estrela; Guarda, Celorico da Beira, Pinhel, Almeida, Manteigas, Sabugal, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda e Trancoso (NUT Beira Interior Norte); Vila Velha de Ródão, Penamacor e Idanha-a-Nova (Beira Interior Sul) e Covilhã, Fundão e Belmonte (Cova da Beira).

Sobre o autor

Leave a Reply