O projecto Zéthoven, um dos mais visíveis da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) e que conta já com quatro CD’s, continuará a ser acarinhado no próximo ano. Para já, encontra-se à venda mais um, desta vez gravado em parceria com o grupo “Os Mosqueteiros”. O CD “Zéthoven e os Espadinhas cantam no Natal” insere-se numa campanha de solidariedade para com as Aldeias SOS e é já uma das maiores produções em Portugal com 250 mil exemplares editados.
O novo CD da banda do Zéthoven, também em conjunto com os “Espadinhas”, vai começar a ser trabalhado em Janeiro e será dedicado aos “Instrumentos do Mundo”. Para tal, a ACBI irá seleccionar 10 escolas do segundo ciclo no âmbito de um concurso nacional. Entretanto, está em preparação o trabalho “Zéthoven e a Matemática”, cuja finalidade é ensinar a tabuada e alguns conceitos às crianças através de nove canções divertidas. Lá para o final de 2006 iniciar-se-á o projecto “Zéthoven e o Rock”, dedicado à história deste estilo musical. Também a vertente televisiva do projecto deverá continuar no próximo ano, pois a associação está em negociações com a produtora de Teresa Guilherme. A nova série será dedicada a compositores do século XVIII e XIX. O Zéthoven poderá chegar igualmente ao Brasil em 2006, já que estão a decorrer negociações com a editora MDL (associada à TV Globo) para distribuir os CD’s, havendo mesmo a possibilidade de um novo trabalho dedicado ao samba. Entretanto, vai arrancar a banda desenhada do Zéthoven, dedicada, numa primeira fase, à vida e obra dos compositores clássicos.
De resto, a ACBI vai manter em 2006 o ensino da música, ballet e teatro às crianças. Já o Coro Misto da Covilhã prepara-se para gravar ao vivo um CD para o Natal de 2006. O concerto que dará origem ao disco “Merry Christmas” será registado dia 18 na Igreja de S. Tiago, na Covilhã. O grupo será acompanhado pela Orquestra Clássica da Beira Interior e pelos coros juvenil e infantil da Beira Interior. Com a Orquestra Clássica, a ACBI estará envolvida num DVD interactivo sobre Beethoven e que permitirá conhecer em pormenor a formação e a 5ª Sinfonia, a obra mais famosa deste compositor. Aproveitando as novas tecnologias, será possível ouvir individualmente os instrumentos durante toda a sinfonia ou passar em rodapé a partitura. A associação encontra-se ainda em negociações com a editora francesa Fuseau para que seja a Orquestra Clássica a gravar os CD’s que acompanham os livros desta editora de pedagogia musical. Para além disso, pretende-se aumentar as instalações em mais 700 metros quadrados e lançar durante «o primeiro semestre de 2006» o Cartão ACBI, revelou Luís Cipriano, director da ACBI. Trata-se de um recurso que garante um conjunto de descontos nas mais variadas áreas, desde o combustível, serviços de saúde à compra de automóveis, entre outros, e custará 75 euros.
Liliana Correia