Arquivo

X experiências pela Beira Baixa

No passado fim-de-semana realizou-se o IIIº Evento X da Matos & Prata, o concessionário BMW nos distritos da Guarda e Castelo Branco. Durante dois dias 31 viaturas BMW X exploraram trilhos todo-o-terreno entre Castelo Branco e Idanha-a-Nova. No próximo ano o Evento X regressará com a comemoração dos 50 anos da Matos & Prata.

Depois do sucesso das edições anteriores, o Evento X organizado pela Matos & Prata, com a colaboração do Club Escape Livre, levou cerca de cem pessoas a viajar pelos territórios raianos da Beira Baixa à descoberta da história e da Natureza.

O ponto de encontro foi na concessão BMW na zona industrial de Castelo Branco onde proprietários e entusiastas do todo-o-terreno iniciaram uma experiência cheia de intensidade e “adrenalina”. Após um pequeno-almoço e uma breve reunião de briefing, na qual o gerente José Prata deu as boas vindas e Luís Celínio, do Clube Escape Livre, deixou algumas indicações úteis, a comitiva rumou, por entre montes e vales, a Monforte da Beira. Por trilhos marcados por paisagens de floresta e zonas rurais, chegou-se à capela de Santo António, visitada pelos participantes. Depois, prosseguiu-se até ao Hotel Fonte Santa, nas Termas de Monfortinho, onde decorreu o almoço. A segunda etapa revelou trilhos e corta-fogos intensos até Penha Garcia. Ali, os participantes largaram os volantes e percorreram, a pé, o trilho para chegar ao Parque Icnológico de Penha Garcia e observar as localmente denominadas “cobras pintadas” e conhecer o «fundo do mar de há quatro milhões de anos». Depois de uma jornada intensa, e regressados às Termas de Monfortinho, a noite foi reservada a um jantar medieval, em tenda, com trajes e utensílios a rigor, com animação e artes do fogo.

O programa de domingo continuou com a intensidade da véspera, aproveitando caminhos e trilhos de todo-o-terreno e as tecnologias dos BMW para chegar a outros locais de visita históricos. Deixando para trás «os bons ares» das Termas de Monfortinho, os 31 BMW X seguiram por terra, entre vacas e cavalos, atravessando o verde do planalto até à Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha. A antiga cidade romana, que foi sede da diocese egitaniense, mereceu visita guiada, nomeadamente ao lagar de varas reconstruído e à antiga Sé de Idanha-a-Velha. A caravana partiu então para a última etapa, por caminhos atravessados por linhas de água, pisando rosmaninhos e trevos, até à sede de concelho onde a visita ao Museu Raiano permitiu conhecer a etnografia e a história do concelho de Idanha-a-Nova, riquíssimo em património histórico e ambiental.

O IIIº Evento X fechou com um almoço de confraternização entre os participantes. No final, José Prata, gerente da Matos & Prata, asseverou que «no próximo ano conto com todos para mais uma aventura BMW X», provavelmente a partir da Covilhã. O empresário considerou que este «é um evento de elevada importância para a fidelização de clientes e para dar a conhecer as capacidades das viaturas da marca que representamos». O responsável regozijou-se pela forma como «os clientes classificaram muito positivamente o evento, e muitos deles já se inscreveram para o próximo ano». José Prata agradeceu ainda «a confiança dos nossos clientes e também de todos os que estiveram na organização deste encontro». Para finalizar, a organização entregou troféus SPAL a todos os participantes.

Os BMW da Beira Interior voltaram a sair da estrada em mais um Matos & Prata-Evento X

Sobre o autor

Leave a Reply