Arquivo

Volta a Portugal decide-se nas estradas da Guarda

Prova começa a 7 de agosto, em Lisboa, e tem três etapas na região com subidas às Penhas Douradas e Torre e um contra-relógio

A edição deste ano da Volta a Portugal vai decidir-se no distrito da Guarda, onde terminam duas etapas de montanha e se corre um contra-relógio que pode contribuir para clarificar a classificação final. A prova foi apresentada na semana passada, em Lisboa.

O pelotão da 75ª Volta a Portugal chega a Gouveia a 15 de agosto, após 176,3 quilómetros desde as Termas de Monfortinho. É a primeira de três tiradas à volta da Serra da Estrela e uma jornada reservada aos trepadores que vão percorrer alguns dos principais picos da montanha, como as Penhas Douradas e as Penhas da Saúde. A subida à Torre acontece no dia seguinte, durante a ligação entre Oliveira do Hospital e Seia, numa extensão de 166,3 quilómetros. O sucessor do espanhol David Blanco – que no ano passado passou a ser o recordista da prova ao conquistar a sua quinta Volta – pode ficar definido nestas duas jornadas, mas o último momento de decisão da maior prova velocipédica nacional está reservado para 17 de agosto. A penúltima etapa é um contra-relógio individual de sobe e desce, com 35,3 quilómetros, entre o Sabugal e a Guarda.

No dia seguinte, quando a Volta se mudar para Viseu, para o final da prova, o camisola amarela já estará mais que definido. Este ano, a competição começa a 7 de agosto, em Lisboa, com um prólogo que será disputado em contra-relógio por equipas. Estão inscritas 18 equipas, num total de 160 corredores, seis das quais são as principais portuguesas. Entre as formações estrangeiras o destaque vai para a presença da Astana (Kazaquistão), Caja Rural (Espanha) e Sojasun (França).

Pelotão está no distrito a partir de 15 de agosto

Sobre o autor

Leave a Reply