O Vivaci Guarda tem actualmente mais de 90 por cento da área bruta locável ocupada, o que significa que existem pouco mais de mil metros quadrados livres. Os números são do director do centro comercial, Rui Ferreira, segundo o qual a comercialização do espaço rondará os 100 por cento no final deste ano.
«Abrimos num dos períodos mais difíceis das últimas décadas em termos económicos», constata o responsável, ao falar num «projecto de sucesso» que, apesar da actual conjuntura pouco favorável, «continua a crescer». Segundo as suas previsões, o centro comercial, aberto desde Novembro de 2008, terá, «pelo menos, mais cinco por cento de área comercializada» até ao final deste ano. O Vivaci Guarda tem protocolos com marcas de “franchising” que querem instalar-se e que só ainda não o fizeram porque «estão à procura de investidores locais», explica Rui Ferreira, ao lamentar as «dificuldades actuais no acesso ao investimento». Ainda assim, o director mostra-se optimista quanto ao futuro. «Há outros dados que indicam que continua a crescer, nomeadamente o volume de vendas, que aumentou 10 por cento neste primeiro semestre face a igual período do ano passado», exemplifica. Recorde-se que o valor apurado no primeiro ano de funcionamento foi de 20 milhões de euros.
Relativamente a visitantes, tudo indica que serão ultrapassados os três milhões contabilizados em 2009: «Há um ligeiro crescimento nestes primeiros seis meses, pelo que esperamos poder ultrapassar esse registo», indica. Na sua opinião, a Loja do Cidadão, aberta desde o início deste mês, irá contribuir para esse crescimento, tornando o “shopping” «mais atractivo e ainda mais procurado». Rui Ferreira diz ainda que o centro comercial «tem contribuído para uma maior dinamização» do centro da cidade, até porque oferece estacionamento gratuito nas primeiras duas horas de utilização. «As pessoas usam-no não só para virem ao Vivaci, como também para visitarem o centro histórico», garante. De acordo com dados oficiais, o número de carros contabilizados no parque neste primeiro semestre aumentou 130 por cento face a 2009, «o que representa mais 200 mil viaturas», adianta. Quanto às actividades de dinamização do centro comercial – como feiras, festas e iniciativas em parceria com instituições da cidade – , «são para continuar», diz Rui Ferreira, destacando a I Feira de Artesanato do Mundo, que começa amanhã. Até 26 de Agosto, o Vivaci apresenta uma oferta variada de produtos oriundos dos quatro continentes, desde artesanato a obras de arte, passando por bijutaria, vestuário e produtos alimentares.