Arquivo

Vinhos da Beira Interior postos à prova

Concurso organizado pela Comissão Vitivinícola, NERGA e NERCAB tem contribuído para divulgar qualidade dos néctares da região

Setenta e dois vinhos, de mais de 25 produtores e cooperativas da região, foram postos à prova na passada sexta-feira, na Guarda, para a sétima edição do Concurso de Vinhos da Beira Interior. O júri, presidido por Aníbal Coutinho, divulgará os resultados no dia 28 no habitual jantar de gala, que se realiza este ano no Picadeiro d’El Rey, em Almeida.

A par das ações de promoção, esta é uma das iniciativas que contribuído para divulgar a qualidade dos vinhos da Beira Interior no país e no estrangeiro. «Ano após ano, temos vindo a consolidar a nossa presença nestes exigentes mercados e, em 2013, as vendas aumentaram 16,3 por cento em Portugal e 21 por cento no estrangeiro», adiantou a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), que espera que esta tendência de crescimento se mantenha este ano. Segundo Rodolfo Queirós, responsável técnico da CVRBI, no ano passado foram vendidas 3,2 milhões de garrafas de vinho DOC (Denominação de Origem Controlada) Beira Interior e IG (Indicação Geográfica) Terras da Beira, muito por culpa das ações de promoção levadas a cabo no país e no exterior, nomeadamente nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Angola e Suíça.

O concurso de vinhos é organizado pela CVRBI e pelas associações empresariais da Guarda (NERGA) e Castelo Branco (NERCAB), sendo que este ano participam 46 tintos, 20 brancos, quatro espumantes e dois rosés. No ano passado, o vinho tinto “Quinta dos Currais Reserva” (2010) foi o grande vencedor da sexta edição deste concurso a que concorreram 81 vinhos. No total, o júri atribuiu 16 medalhas de ouro e 11 de prata. A CVRBI, que abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Cova da Beira e Pinhel, conta atualmente 45 produtores de vinho, sendo 40 particulares e cinco adegas cooperativas.

Júri avaliou os 72 vinhos a concurso no final da semana passada, na Guarda

Sobre o autor

Leave a Reply