Arquivo

Vinho e património para atrair turistas

Para atrair visitantes e promover o património e o vinho, o município de Pinhel tem vindo a realizar o certame “Beira Interior Vinhos & Sabores” e a Feira Medieval.

Trata-se de duas iniciativas que completaram no ano passado a segunda edição e revelaram-se uma posta acertada, fazendo da “cidade-falcão” a “capital” do vinho e da história. O primeiro evento realiza-se desde 2015 no Pavilhão Multiusos de Pinhel, numa organização conjunta do município e da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI). No ano passado, o certame contou com a participação de 50 expositores, exclusivamente da região, num salão de vinhos que teve degustações, provas comentadas, workshops e sessões de “showcooking”.

Atualmente a Beira Interior tem cerca de 16 mil hectares de vinha e uma produção de 40 toneladas de uvas, estando em curso uma reestruturação total das vinhas para permitir aumentar a capacidade de produção. Só no município de Pinhel estão 40 por cento da área de vinha de toda a Beira Interior, produzindo-se aqui vinho com características especificas que têm vindo a ser reconhecidas com a atribuição de diversos prémios.

Já a Feira Medieval faz Pinhel recuar no tempo durante um fim-de-semana, tenho atraído em junho passado milhares de visitantes, que se vestiram a rigor. O evento contou com manjares, tabernas, cortejos, torneios, teatro, ceia medieval, assalto ao castelo, música, dança, animação de rua e uma componente cénica baseada na representação da Lenda do Falcão.

Sobre o autor

Leave a Reply