Arquivo

Vila Nova de Tázem recebe primeira festa do Vinho e das Vindimas

Divulgar os pequenos produtores e os produtos típicos da região é um dos objectivos da primeira edição deste certame

Vila Nova de Tázem, no concelho de Gouveia, recebe, de 16 a 19 de Outubro, a primeira Festa do Vinho e das Vindimas, organizada pela Adruse – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela e o Nerga – Associação Empresarial da Região da Guarda. Esta iniciativa vai contar com a presença de 25 expositores, desde produtores, cooperativas, autarquias, empresas e organismos públicos do sector vitivinícola do distrito da Guarda, que estarão dispersos ao longo da avenida principal da vila e nos bombeiros voluntários.

«Divulgar o mais possível e valorizar a qualidade dos produtos locais, como o vinho», é um dos objectivos principais desta iniciativa, afirma Álvaro Amaro, presidente da Adruse e da Câmara de Gouveia. «Existe uma falha no sector da divulgação da economia regional e eu espero que esta primeira edição da Festa do Vinho e das Vindimas contribua para colmatar essa lacuna», refere. A iniciativa pretende ainda dar uma oportunidade aos pequenos produtores para comercializar os seus produtos artesanais, ao mesmo tempo que possibilita ao público tomar conhecimento de vários produtos e tradições regionais. No entanto, a Festa do Vinho e das Vindimas não pretende apenas divulgar o vinho e os materiais a ele ligados, paralelamente, estarão também em exposição outros produtos da região, como a tecelagem, pão caseiro, cestaria, linhos e bordados, casas em xisto (típicas da Serra da Estrela), tanoaria, mel e diversas colectividades, entre outros.

Do programa deste certame fazem parte várias actividades, desde actuações de grupos de cantares tradicionais, ranchos folclóricos e provas de vinho de vários produtores da região. No decorrer da mostra irão ainda estar ao dispor do público tasquinhas com a gastronomia típica, enquanto o salão dos bombeiros voluntários vai acolher uma exposição de utensílios ligados ao sector vitivinícola. No dia 17 de Outubro tem lugar um colóquio subordinado ao tema “Estratégias para os Vinhos Portugueses”, que será dividido em três painéis – Marketing na área dos vinhos; Internacionalização dos vinhos portugueses e Apoios à área vitivinícola. A Festa do Vinho e das Vindimas, orçada em cerca de 40 mil euros, será inaugurada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Bianchi de Aguiar.

Sobre o autor

Leave a Reply