Arquivo

Vila Nova de Foz Côa com atividades para todos os gostos até 9 de março

A uma semana do fim, a “capital da amendoeira em flor” ainda tem muitos atrativos para quem visita Vila Nova de Foz Côa. Até 9 de março, há exposições, produtos tradicionais, artesanato, gastronomia, desporto, música.

A 33ª edição da Festa da Amendoeira em Flor em Foz Côa começou no último domingo e prossegue por estes dias com a tradicional feira nas principais ruas da cidade. No sábado há um passeio pedestre e jogos tradicionais em Freixo de Numão, mas também o Vº Torneio de Karaté das Amendoeiras em Flor no pavilhão gimnodesportivo, onde são esperadas 150 participantes, e o quinto torneio de futebol de veteranos que será disputado pelo Grupo Desportivo local, Vitória de Guimarães, Academia de Pais João Manuel Pinto e Os Vilanovenses. Em Numão decorrem as visitas guiadas à cerca do castelo e, na sede do concelho, acontece (14h30) o XXVIIIº Festival de Folclore. No coreto do Parque Santo António vão atuar os rancho folclóricos de Vila Nova de Foz Côa, de Santa Marinha de Crestuma (Vila Nova de Gaia), de Loureiro (Peso da Régua) e de Penedono. Às 16 horas, os antigos jogadores Neno e João Manuel Pinto participam nos “Olhares Cativos” no Museu do Côa.

No sábado realiza-se ainda o Dia do Estudante Universitário com o IIIº Encontro de Tunas e um jantar académico. À noite, a artista Rosinha sobe ao palco montado no pavilhão da Expocôa. No domingo tem lugar a tradicional feira franca no centro da cidade e a esperada prova de autocrosse. O dia promete muito desporto, com o XXVIº Passeio de Cicloturismo e um percurso pedestres “Numão em Flor”, e um “cheirinho” a Carnaval com o enterro do Entrudo naquela freguesia. Para dia 4 está prevista uma mega aula de zumba na Expocôa e no dia 7 realiza-se, pelas 21h30, o Sarau Cultural do Agrupamento de Escolas Tenente Coronel Adão Carrapatoso no auditório do Centro Cultural. O último fim de semana das amendoeiras em flor começa dia 8 com o IVº Passeio “Raid Terra das Tomatas” (Muxagata) e visitas a algumas quintas vinhateiras. No domingo, último dia do programa, decorre o desfile etnográfico que conta com a participação das associações e freguesias do concelho.

À noite, a despedida será feita aos ritmos de Áurea, que atua na Expocôa a partir das 21h30. Para a meia noite está previsto o habitual fogo de artifício. Durante a quinzena há exposições permanentes de artes decorativas, artesanato e de rendas e bordados no salão da Junta de Freguesia de Foz Côa. Já no centro cultural estão patentes uma mostra de artes manuais e outra de fotografia dedicada ao “Sumagre”, realizando-se ainda o IVº Concurso de Fotografia cujos vencedores serão anunciados a 21 de maio.

Sobre o autor

Leave a Reply