Arquivo

Vila Nova de Foz Côa ao ritmo do Côa Summer Fest

Dengaz, Overule e Insert Coin são alguns dos nomes que vão subir ao palco entre hoje e sábado

Pelo sexto ano consecutivo, o Côa Summer Fest (CSF) regressa a Vila Nova de Foz Côa para animar a cidade durante três dias. Entre amanhã e sábado, sobem ao palco nomes como The Undercovers, Dengaz, Meninos do Rio e MBrothers (amanhã), Ground Control, X-Lim, Overule e Insert Coin (sábado).

Para hoje está reservada a Foz Color, uma corrida colorida que acontece pela segunda vez e terá este ano um cariz solidário, pois por cada inscrição (cujo valor é de 10 euros), 0,50 cêntimos serão doados aos bombeiros locais. No final da corrida há uma “color party” e ainda o “Foz Côa By Night”. Apesar de não existirem alterações ao nível das atividades, a novidade para este CSF «recai na alternativa ao campismo, pois desenvolvemos uma parceria com a Pousada da Juventude de forma a ter um preço mais apelativo e podermos dar aos nossos festivaleiros uma boa cama e boas condições de estadia», revela o presidente da Associação Juvenil Gustavo Filipe (AJGF), entidade organizadora do festival. Rui Pedro Pimenta sublinha que o objetivo da coletividade é «levar o festival sempre mais longe e disponibilizar a todos boas condições, bom ambiente e um bom cartaz». A entrada para os espetáculos, que decorrem junto às piscinas municipais, continua a ser gratuita. O dirigente da associação justifica esta escolha com «a realidade com que nos deparamos: o público português e, em especial o do interior, está cada vez mais à espera de eventos gratuitos».

Rui Pedro Pimenta acredita que o evento tem impacto na economia local, uma vez que «as pessoas que se deslocam até Vila Nova de Foz Côa precisam de comer e beber e isso reflete-se no comércio local. Havendo gente, a economia está sempre em movimento». Para 2017 ainda não há novidades, porém, a intenção da organização passa por «fazer crescer o CSF, pois não pode ficar estagnado por muito tempo». O festival conta com o apoio da autarquia local, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Caixa Geral de Depósitos e da Junta de Freguesia.

«Queremos disponibilizar a todos boas condições, bom ambiente e um bom cartaz», diz Rui Pedro Pimenta

Sobre o autor

Leave a Reply