Arquivo

Viajar e trabalhar na UE

Vou em negócios para outro país da União Europeia. Quanto vou pagar em serviços de roaming?

Quando usar o seu telemóvel noutro país da União Europeia vai pagar menos pelo custo das chamadas de voz, mensagens de texto e carregamento de dados na Internet. De facto, as mais recentes regras de itinerância (roaming) da UE vão permitir uma poupança dos preços de 75% em relação a 2007.

Atualmente, as tarifas máximas de roaming são as seguintes:

– chamadas efetuadas – 29 cêntimos por minuto + IVA;

– chamadas recebidas – 8 cêntimos por minuto + IVA;

– mensagem de texto enviada – 9 cêntimos + IVA;

– carregamento de dados ou navegação na Internet no estrangeiro (com faturação por kilobyte utilizado) – 70 cêntimos por megabyte (MB) + IVA.

Os operadores móveis são livres de oferecer tarifas mais baixas. Antes de viajar, consulte o seu operador para saber:

– qual o operador do país que vai visitar com as tarifas mais económicas para as comunicações;

– com que operador(es) o seu operador nacional tem acordos de roaming internacional.

O reforço das telecomunicações europeias é uma das principais condições de realização do Mercado Único dos bens e serviços desde a sua origem, em 1992. A União Europeia promove um Mercado Único dos serviços de telecomunicações em que a diferença entre as tarifas nacionais e de roaming seja praticamente nula em 2015. Há ainda muitas barreiras à livre circulação de serviços e entretenimento através da Internet. A Agenda Digital da UE vai atualizar as regras do Mercado Único para a era digital. Os objetivos são: aumentar o negócio de download de música, estabelecer um espaço único de pagamentos em linha e proteger ainda mais os consumidores da UE no ciberespaço.

Onde encontro os concursos públicos de baixo valor a decorrer nas instituições e organismos da União Europeia?

A contratação pública é o procedimento que permite às autoridades públicas adquirir bens e serviços, bem como encomendar a execução de obras. Estes contratos constituem uma parte significativa do mercado da UE, correspondendo a cerca de 18% do seu produto interno bruto (PIB).

A legislação europeia e as legislações nacionais abriram os mercados de contratos públicos a uma concorrência leal. Contudo, a percentagem de contratos públicos atribuídos a empresas de outros países da UE (em particular pequenas e médias empresas – PME) é ainda baixa.

Aproveite as oportunidades que as instituições da UE proporcionam e dê à sua empresa uma escala europeia. Consulte o sítio Internet «Oportunidades de negócio na União Europeia»: http://www.oportunidadesdenegocionaue.eu e encontre concursos a decorrer nas instituições da União Europeia, incluindo os abaixo de 60.000 EUR.

Procure por setor de atividade, por tipo de procedimento, por tipo de concurso e/ou por tipo de contrato. Saiba como concorrer e aceda aos links úteis. Pode encontrar informação mais geral sobre os concursos públicos em http://ec.europa.eu/internal_market/publicprocurement/index_en.htm

Sobre o autor

Leave a Reply