Perfil:
Prudente de Oliveira
Um dos fundadores da Guarda Desportiva Futebol Clube
Idade: 44 anos
Profissão: Comerciante
Currículo: Sócio da Associação Desportiva da Guarda há 37 anos. Promoveu três Comissões Administrativas da Desportiva e o surgimento da Guarda Desportiva Futebol Clube
Hobbies: Futebol, ler, estar com os amigos e estar a par do que se passa no distrito e região
P – Foi o grande impulsionador da fundação da Guarda Desportiva Futebol Clube. É com satisfação que vê a colectividade avançar?
R – Sim. Estou muito satisfeito, porque consegui reunir um grupo de amigos que, ao contrário do que muita gente pensava, de que isto não passava de uma brincadeira, fez com que a Guarda Desportiva Futebol Clube fosse uma realidade.
P – Este clube vem, de alguma forma, substituir a Associação Desportiva da Guarda?
R – Não. Como já referi há uns meses atrás, isto é um clube novo que não vem, de maneira nenhuma, substituir nem a Desportiva da Guarda, nem clube nenhum. Vai ser um clube diferente e que, no nosso entender, vai representar a cidade da Guarda. Neste momento, e até esta data, não há nenhum clube que represente a cidade.
P – A participação do clube na nova época futebolística está garantida?
R – Sim, vai ser uma realidade.
P – O que é que falhou para o clube não ter participado nesta época?
R – O clube não está a praticar futebol por causa da burocracia, nomeadamente a questão dos estatutos. O processo foi aberto em Julho, só que em Agosto foram as férias e por causa disso os estatutos não vieram aprovados em “Diário da República” e só por causa disso o clube não avançou na altura.
P – De início, vai começar só com futebol ou haverá outras modalidades?
R – Não. Vamos ter outras actividades. Vamos ter juniores, juvenis e possivelmente iniciados em futebol. Vamos também promover a natação e a ginástica.
P – Sente o apoio da cidade?
R – Sim. Neste momento já houve muita gente que veio ter comigo e se disponibilizou para se fazerem sócios logo que seja possível. Neste momento, sinto que a maior parte das pessoas da Guarda estão connosco.
P – A cor dos equipamentos já está definida?
R – Vai ser o branco com uma risca vermelha ou branco com o colarinho e as mangas vermelhas.
P – Já sabem onde vão jogar?
R – Não. É uma situação que será analisada a partir de Janeiro. Ainda não reunimos com a Câmara porque isto estava tudo em sigilo e não queríamos, de maneira nenhuma, que fosse público enquanto não tivéssemos toda a documentação necessária para fazer a escritura do clube.
P – Vão apostar em atletas jovens ou mais experientes para a equipa sénior?
R – Vamos apostar nos jovens. Vamos fazer uma equipa de futebol de acordo com o que tivermos na cidade e nos arredores, mas só jogadores da zona da Guarda.
P – Na primeira época, a aposta vai passar pela simples participação ou pela subida à Iª Divisão Distrital?
R – Não quero estar a prometer nada, mas se calhar vamos apostar numa equipa diferente daquela que seria se tivéssemos iniciado esta época.
P – Mas para subir logo à Iª Divisão?
R – Não lhe posso dizer…
P – A participação nos Nacionais é outra meta?
R – Sim. Dentro de pouco tempo vamos fazer os possíveis para ter uma equipa na IIIª Divisão Nacional para representar a cidade condignamente.