Arquivo

Vale a Pena ter AE?

PERSPECTIVA: Associação de Estudantes (AE)

A Associação de Estudantes é uma estrutura representativa dos estudantes na escola. Todos os anos, os alunos juntam-se e formam listas para disputar as eleições para a Associação de Estudantes.

A corrida pelo lugar nesta importante Associação dura várias semanas e, entre T-shirts coloridas, canetas ou festas temáticas, os alunos escolhem a lista que reúne os objectivos mais divertidos e promissores, na esperança que os cumpram no decorrer do ano lectivo.

Mas o que é que todos os alunos esperam da Associação de Estudantes? Primeiro, e o mais importante, que defendam a posição dos alunos. Para além disso, contam com os trinta membros da Associação para dinamizarem a vida escolar durante todo o ano.

Muitas vezes, isso não se verifica. Os alunos, infelizmente, tendem a escolher a Lista com os alunos mais populares ou aqueles que dão as melhores festas. Perguntando aos alunos o porquê de votarem numa Lista e não na outra, as respostas são as mais coloridas. Ou é porque o presidente era muito bonito, ou porque a tesoureira era uma amiga ou ainda, porque se votassem e fossem às festas ofereciam duas cervejas pelo preço de uma, e entre outras. Não escolhendo, por vezes, a Lista com mais capacidade para os representar, isso reflecte-se durante o ano. Outro problema apontado pelos alunos é a perda de ânimo à medida que o ano avança: segundo muitos, os membros da associação perdem o interesse. “Durante a campanha eleitoral a euforia é muita, os membros das listas estão sempre muito activos, dão muitas festas, distribuem publicidade e é muito divertido para todos. Depois, mais tarde, vão perdendo o interesse. Começam sempre cheios de força, muitas vezes acabam por não cumprir nada e nós, os estudantes, ficamos a ‘ver navios’”.

“Considero a A.E muito importante e sem ela a escola não era a mesma coisa e queria que tomassem ainda mais iniciativas. Por exemplo, adorava que a escola tivesse workshops de diferentes temas, de vez em quando”, disse uma aluna do oitavo ano. À semelhança desta aluna, muitos outros consideram a Associação imprescindível e apoiam-na participando nas iniciativas para que estas resultem, motivando assim, os membros da mesma. “Este ano ainda não tive razão de queixa no que toca à A.E, espero que continuem com o bom trabalho.”, disse um aluno.

Mas, se por um lado há alunos que querem e apoiam a A.E, também há aqueles que não lhe vêm utilidade e que a consideram perfeitamente dispensável, como é o caso de um estudante “A A.E não funciona nada bem. Não concordo que eles não façam quase nada e depois possam usufruir de um espaço só para eles, não é justo”.

Claro que, os alunos têm de ter a noção de que os membros da A.E. são estudantes como qualquer outro e é difícil conciliar as responsabilidades escolares com as responsabilidades da Associação. Este ano, a nossa Associação de Estudantes já tomou várias iniciativas, de entre as quais, o concurso de casais no Dia de S. Valentim e o curso de futebol e já estão a planear o concurso de animais de estimação e a eleição dos Miss e Mr. Liceu que deverá decorrer muito em breve, no fim do ano lectivo. “Estou muito ansioso para ver o concurso de animais, vai ser bastante divertido”, afirmou um aluno.

Concordando, ou não, com a Associação de Estudantes, ela vai continuar a marcar presença todos os anos na nossa escola. Sempre com caras novas e muitas ideias que nós, os alunos, queremos que sejam postas em prática durante o ano e assim, tornarem o ano lectivo mais divertido e especial!

Inês Duarte Tavares nº 10, 10º E

Sobre o autor

Leave a Reply