Arquivo

Utilização de cartões cresce 10 por cento na Guarda

Valor de transacções em 2009 atingiu 69 milhões de euros, sendo o maior aumento a nível nacional, segundo a Unicre

O distrito da Guarda registou um crescimento absoluto de 10,1 por cento na utilização de cartões de pagamento em 2009, com um total de 1,9 milhões de transacções, o que representa o maior aumento a nível nacional.

De acordo com um estudo realizado pela Unicre – empresa portuguesa especialista em emissão e gestão de cartões de pagamento, o valor total da facturação na Guarda aumentou 5,4 por cento, ascendendo a 69 milhões de euros, o que representa mais três milhões que em 2008, sendo este também o maior incremento verificado a nível nacional. No entanto, o valor médio por transacção diminuiu de 37,69 para 36,06 euros. O distrito da Guarda representa 0,4 por cento da facturação nacional. No total destas transacções, as realizadas com cartões de crédito aumentaram dois pontos percentuais (de 34, em 2008, para 36 por cento, em 2009).

A nível nacional, o maior crescimento no valor de transacções com cartões de pagamento ocorreu nos serviços (mais 16,6 por cento) e nas lojas e supermercados (mais 3,6 por cento). As principais reduções tiveram lugar nos sectores mais ligados ao turismo, como o rent-a-car (menos 15 por cento), as viagens e os hotéis, em que a quebra foi, respectivamente, de 5,6 e de 3,6 por cento, e ainda no sector dos combustíveis (menos 12,9 por cento), sector em que o efeito preço foi determinante para esta quebra.

Sobre o autor

Leave a Reply