A Associação dos Professores Aposentados do Distrito da Guarda (APADG) vai concretizar o «sonho antigo» de criar uma Universidade para a Terceira Idade. Interdita a menores de 50 anos, e dirigida a alunos com qualquer grau de escolaridade, a denominada “Academia Sénior” abre as portas já no próximo mês. A futura instituição é a concretização de um «sonho», que foi amadurecendo ao longo dos anos e inicia agora o seu ano lectivo. O projecto, pioneiro no distrito, foi apresentado na passada sexta-feira na Guarda.
O nome “Academia Sénior” foi aprovado por unanimidade, e como explica Mota da Romana, coordenador pedagógico do organismo, esta denominação foi seleccionada porque «queremos revitalizar o sentido da palavra Academia, que se foi perdendo ao longo dos séculos». A Associação de Professores Aposentados acredita «na vida e tenta vivê-la com um pouco de graça», pelo que, com o incentivo de vários sócios, passou da teoria à prática e decidiu desenvolver a futura instituição. Exaltando desta forma o corpo e o espírito, através da Academia, «queremos proclamar a dignidade do homem da terceira idade», afirma o coordenador pedagógico. Com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, foi possível a viabilização da Academia, que lhe concedeu também o espaço físico. Para Mota da Romana, o objectivo da criação desta Universidade «é, em solidariedade, cultivar a nossa auto-estima e ser útil aos outros». Desta forma, este grupo de professores que terminaram a sua vida profissional vão poder permutar ensino e aprendizagem, porque vão ser professores e alunos. Será esta «troca de convivência que dá alegria para iniciar este projecto», comenta.
Os candidatos só precisam de responder a um requisito: possuírem a idade mínima de 50 anos. De resto, pessoas com qualquer grau de escolaridade poderão assistir às aulas que estão divididas em três temáticas: Letras, com as disciplinas de Literatura Portuguesa Contemporânea, História Contemporânea, Património Cultural Regional, Inglês I e II; Artes com as disciplinas de cerâmica, artes decorativas e pintura e, por fim, Tecnologia com Informática. O horário de funcionamento é às terças, quartas e quintas- feiras, das 14h30 às 17h30, no auditório do Paço da Cultura. As inscrições são realizadas na secretaria da Academia, situada no Largo João de Deus, anexa à Escola Augusto Gil, nos mesmos dias do funcionamento, das 15h às 16h30. «Estamos absolutamente convictos que vamos ter muitos alunos, há muitos sócios que nos entusiasmaram e há uma porta aberta a toda a comunidade», afirmou entusiasmado um dos membros da Direcção. A admissão dos utentes é da competência da direcção e implica o pagamento de 15 euros de jóia para os não sócios. Cada aluno pode frequentar as actividades em que estiver interessado mediante o pagamento de uma propina anual de cinco euros cada. O início do ano lectivo da ” Academia Sénior” está previsto para o dia 2 de Março e o encerramento no dia 31 de Maio, com uma interrupção de 6 a 19 de Abril.
Patrícia Correia