Arquivo

Uma nova voz para o fado

Carminho actua no TMG no sábado à noite para apresentar o seu disco de estreia, intitulado “Fado”

Carminho, a nova voz do fado contemporâneo, actua sábado à noite no TMG, onde apresenta o seu primeiro disco, intitulado “Fado”.

Editado em Junho de 2009, o disco era aguardado com grande expectativa e recebeu desde logo excelentes críticas. «(…) tem a capacidade de nos fazer crer que o tempo parou e o fado está a nascer hoje, mesmo à nossa frente, como se não houvesse história», escreveu o jornal “Público” sobre a fadista, considerada a grande esperança deste género musical. «(…) o seu primeiro disco é a mais impressionante estreia do fado em décadas», considerou ainda a revista “Time Out”. Em “Fado”, Carminho contou com a participação de alguns dos dos melhores músicos de fado, caso de Ricardo Rocha, José Manuel Neto, Bernardo Couto e Ângelo Freire, todos na guitarra-portuguesa, o viola-baixo Marino de Freitas, o viola de fado Diogo Clemente (que assina ainda a produção do disco), além do contrabaixista Carlos Barretto num tema.

Carminho cresceu no meio do fado. É filha da fadista Teresa Siqueira e estreou-se a cantar em público no Coliseu de Lisboa, com apenas 12 anos de idade, Desde aí actuou regularmente na “Taverna do Embuçado”, na “Mesa de Frades”, em Alfama, e participou em vários concertos e discos. Cantou na Casa da Música, na Festa do Fado, no espectáculo comemorativo dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, na Expo de Saragoça e na recriação de “Amália à L’ Olympia”. Mais recentemente, destacou-se no filme “Fados”, de Carlos Saura, e recebeu o prémio Revelação Feminina atribuído pela Fundação Amália Rodrigues. Neste concerto da Guarda, a artista surge acompanhada por Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), André Ramos (viola fado) e Daniel Pinto (baixo).

Cantora recebeu o prémio Revelação Feminina atribuído pela Fundação Amália Rodrigues

Uma nova voz para o fado

Sobre o autor

Leave a Reply