Arquivo

Uma “limousine” desportiva

As surpresas do Audi A6 3.0 TDI quattro

O mais vanguardista e desportivo A6 de todos os tempos confirma os créditos de qualidade, segurança, inovação e potência geralmente atribuídos à Audi. Com esta série, a marca alemã estabelece novos parâmetros na classe executiva, uma vez que os novos A6 assumem-se como verdadeiras “limousines” pela sua dinâmica de condução e elevada tecnologia, aliadas a um conforto superior e a um vasto equipamento. O modelo que testamos nesta edição – o A6 3.0 TDI quattro – combina a típica arquitectura Audi com elementos chave do novo design desportivo da marca. O resultado é uma aparência dinâmica e potente, traduzida na forma rebaixada das janelas, na linha do tejadilho tipo “coupé”, nos contornos curvilíneos e na fluidez da arquitectura lateral. Também os dois segmentos da grelha dianteira seguiram essa evolução lógica e uniram-se num desenho trapezoidal. Esta nova “cara” é representativa da performance e musculação do novo Audi A6.

As bases fundamentais desta “limousine” desportiva são os potentes motores TDI e os blocos a gasolina, com uma configuração até oito cilindros e 335 CV de potência máxima e a tracção dianteira ou permanente às quatro rodas. A excelência atribuída aos motores diesel, desenvolvidos pela Audi, prova-se mais uma vez. O A6 3.0 TDI quattro entrega uma potência máxima de 225 CV e um binário máximo de 450 Nm, disponível logo a partir das 1400 rpm, para proporcionar excelentes condições de condução e poder de aceleração a todas as velocidades. A aceleração dos 0-100 km/h é de apenas 7,3 segundos e a velocidade máxima é de 243 km/h, desempenhos que muitos carros desportivos não possuem. A par disso, vem equipado com a última geração do programa electrónico de estabilidade, o ESP 8.0, que inclui assistência à travagem (ABS) e a distribuição electrónica da força de travagem (EBV). O controlo de tracção (ASR) interage com o bloqueio electrónico do diferencial (EDS), assegurando um controlo eficiente do veículo em qualquer situação. Assim, asseguram-se altas velocidades nas curvas, bem como um elevado nível de estabilidade de condução. De resto, os passageiros são protegidos pela estrutura robusta da carroçaria, pela elevada estabilidade e grande capacidade de deformação do habitáculo, para além de um sistema de “airbags” frontais e laterais.

O novo Audi A6 é comercializado de série com caixa manual de seis velocidades ou com transmissão automática (Tiptronic) com uma vasta gama de relações para optimizar o consumo de combustível. O interior do novo A6 é arrojado, confortável e perfeito, apresentando um inovador travão de mão electro-mecânico – que faz desaparecer a alavanca – e um útil sistema de comando integrado MMI (Multi Media Interface), que combina informação, lazer e os comandos do veículo. O novo A6 possui de série a pré-instalação para telefone ou opcionalmente um telefone “mãos livres” com auscultador sem fios. Outra surpresa agradável está na mala, cuja capacidade de 546 litros representa um aumento de 20 por cento em relação ao modelo anterior.

Sobre o autor

Leave a Reply